Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15148
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GuilhermeDiAngellisSilvaAlves.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A produção industrial de Tânatos : a construção de modelos de corpo e de sexualidade e sua relação com o consumo à luz da última teoria das pulsões
Autor(es): Alves, Guilherme Di Angellis da Silva
Orientador(es): Porto, Sérgio Dayrell
Assunto: Erotismo
Mídia
Tânatos
Indústria cultural
Data de publicação: 12-Fev-2014
Referência: ALVES, Guilherme Di Angellis da Silva. A produção industrial de Tânatos: a construção de modelos de corpo e de sexualidade e sua relação com o consumo à luz da última teoria das pulsões. 2013. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo investiga a construção de modelos de sexualidade e de corpo pela mídia e sua relação com o consumo à luz da última teoria das pulsões, de Freud, e de suas releituras em Green, Marcuse, May e Lacan. Um erotismo midiatizado, apropriado pelo econômico, cuja função é propagar e difundir o discurso do poder. Neste processo de consumo e de produção do corpo e da sexualidade, Tânatos exerce um papel de suma importância ao oferecer tanto a obliteração temporária do mal-estar como a busca constante e irrefreável por nova satisfação, todas elas culturalmente construídas na forma de objetos de consumo, o corpo incluso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The presente study investigates the construction of models of bodies and sexualities by the media and its relation to the consume in the light of the last theory of drives, from Freud, and its rereadings on Green, Marcuse, May and Lacan. An mediatized eroticism, absorved by the economic relations, whose function is to propagate the discourse of power. In this process of consume and production of the body and the sexuality, Thanatos exercises a very important role, offering both the temporary obliteration of the malaise as well as the constant and unstoppable search for a new satisfaction, all of which culturally constructed in the shape of objects of consumption, the body included.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.