Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15088
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarlosAntonioOliveira.pdf930,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: As ideologias políticas no Brasil e suas implicações no cotidiano político do eleitorado : uma análise empírico/teórica
Autor(es): Oliveira, Carlos Antonio de
Orientador(es): Turgeon, Mathieu
Assunto: Ideologia
Direita e esquerda (Ciência política)
Partidos políticos
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: OLIVEIRA, Carlos Antonio de. As ideologias políticas no Brasil e suas implicações no cotidiano político do eleitorado : uma análise empírico/teórica. 2013. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa trata do papel da ideologia no eleitorado brasileiro, com foco na capacidade de o eleitor se posicionar ideologicamente e na constriçao que a ideologia gera sobre suas preferencias políticas. Sob uma base analítica empírico/teórica, os achados deste estudo detectam que o eleitor brasileiro nao sabe se posicionar ideologicamente, apesar de se dizer de esquerda ou direita nas respostas aos questionários. O eleitorado tende a utilizar as palavras esquerda e direita como se fossem adjetivos de qualidade ou defeito de políticos. Se é a favor do governo, é de direita. Se é da oposiçao, é de esquerda. Os achados desta pesquisa também indicam que ideologia declarada pelo eleitor nao o constringe em suas preferencias políticas, ou seja, ele nao pauta suas atitudes políticas a partir da ideologia que diz ter. Nao parece conhecer a complexidade envolta no antagonismo programático de cada lado do espectro.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciencia Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IPOL - Mestrado em Ciência Política (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.