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Título: Memórias e identidades em torno da alimentação e da culinária em escolas rurais no Distrito Federal (1970 - 2012)
Autor(es): Litwinczik, Virginia
Orientador(es): Magalhães, Nancy Alessio
Assunto: Memória - história
Merenda escolar
Educação rural
Experiência
Data de publicação: 2-Jan-2014
Data de defesa: 28-Mar-2013
Referência: LITWINCZIK, Virginia. Memórias e identidades em torno da alimentação e da culinária em escolas rurais no Distrito Federal (1970 - 2012). 2013. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No presente trabalho, interpreto e articulo memórias de experiências e saberes de merendeiras de escolas rurais no Distrito Federal, materializadas em narrativas orais, registradas em documentos, textos escritos, teses e dissertações pertinentes ao tema merenda escolar, bem como em registros audiovisuais – o filme A Festa de Babete e o documentário sem título elaborado por professores da Escola Classe do Cariru –, para compreender singularidades presentes nos trabalhos realizados pelas merendeiras que entrevistei. Nesse processo, descortinam-se inúmeras referências dessas mulheres, calcadas nas experiências de vida, de trabalho, de migração, dos cuidados com a casa e as crianças, que se entrecruzam e dão formas às merendas que elas elaboram cotidianamente. Por meio delas, elas se inserem em diferentes contextos e grupos, de dentro e fora das escolas do Cariru e do Buriti Vermelho, construindo suas identidades em relação ao trabalho com a merenda, por meio das quais se inscrevem como sujeitos históricos nesses lugares e na sociedade em geral. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this paper memories, experiencies and knowhow of merendeiras who work at the Cariru and Buriti Vermelho schools at the rural area of Região Administrativa do Paranoá Distrito Federal are interpreted to realize how their everyday work and duties in preparing children´s school meals are intertwined with their life experiences and memories of work, migration, home and children care. The understanding of the singularity of these women work is depicted from the analysis of the oral narratives of the merendeiras, reference books, studies and papers, written sources, official documents as well as audiovisual pieces like a documentary directed by teachers of the Cariru school and the movie Babettes Gaestedub. By their life and singular working experiences they make themselves present at different spaces and set relationships with different groups of people inside and outside schools spaces. These women´s identities are build and bond to their duties of preparing school meals for children and that is also how they activelly act as historical subjects.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2013.
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