Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14897
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ComportamentoDezMaiores.pdf543,34 kBAdobe PDFView/Open
Title: Comportamento dos dez maiores bancos brasileiros durante a crise do subprime : uma análise por meio de indicadores contábeis
Authors: Gonçalves, Rodrigo de Souza
Tavares, Adilson de Lima
Ximenes, Pedro Maia
Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto:: Balanço (Contabilidade)
Instituições financeiras
Créditos - Brasil
Issue Date: Apr-2012
Publisher: Academia Brasileira de Ciências Contábeis
Citation: GONÇALVES, Rodrigo de Souza et al. Comportamento dos dez maiores bancos brasileiros durante a crise do subprime: uma análise por meio de indicadores contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 6, n. 2, art. 4, p. 170-186, abr./jun. 2012. Disponível em: <http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/215/595>. Acesso em: 14 nov. 2013.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo demonstrar o comportamento dos dez maiores bancos brasileiros no período de junho de 2008 a de setembro de 2009, a partir da análise de indicadores contábeis. Para tanto, foram calculados 16 índices com periodicidade trimestral, extraídos a partir das informações contidas nos relatórios contábeis, caracterizando a pesquisa como documental. Os índices foram separados em cinco categorias: liquidez, capital, rentabilidade, receita e mercado. Os resultados obtidos apontaram que a maioria das instituições financeiras da amostra teve capacidade de gerir seus recursos de forma a obter condições de manter o crédito inicialmente, para então, a partir do primeiro trimestre de 2009, impulsionada pelos bancos públicos, elevar suas operações de crédito. Além disso, a maioria dos bancos apresentou uma tendência anticíclica de fomentar as atividades produtivas, com preferência às atividades de maior liquidez em detrimento da rentabilidade, tendo dessa forma uma postura mais conservadora. Por fim, verificou-se que as iniciativas adotadas pelo governo, o equilíbrio econômico brasileiro e os recursos oferecidos pelos bancos ajudaram a produzir um ambiente para o reaquecimento das atividades empresariais durante o período mais agudo da crise do subprime.
Licença:: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/view/215/595. Acesso em: 2 dez. 2013.
Appears in Collections:CCA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14897/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.