Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14771
Title: O enigma olímpico : o controvertido percurso da agenda e políticas esportivas no Governo Lula
Authors: Matias, Wagner Barbosa
Orientador(es):: Mascarenhas, Fernando
Assunto:: Esportes - política e governo
Esportes - Brasil
Issue Date: 9-Dec-2013
Data de defesa:: 2013
Citation: MATIAS, Wagner Barbosa. O enigma olímpico: o controvertido percurso da agenda e políticas esportivas no Governo Lula. 2013. xix, 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O presente estudo teve por objetivo analisar a agenda e a configuração das políticas de esporte e de lazer do Ministério do Esporte (ME) no Governo Luís Inácio Lula da Silva, no contexto dos megaeventos esportivos, em especial, dos Jogos Olímpicos. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e de pesquisa documental. Como resultado, percebeu-se que o esporte encontra-se totalmente inserido na lógica de produção e reprodução do capital, tendo o referido Governo como agente de contribuição principal, ou seja, as ações estatais hegemonizadas pelo Partido dos Trabalhadores vêm legitimando o esporte como um não direito, direcionando os recursos para o esporte-espetáculo, estabelecendo ordenamento com viés mercantil e implementando políticas esportivas focalizadas, precárias para os pobres. Em tal cenário, o empreendimento Jogos Rio 2016 contribui para que o Estado ampliasse a presença do fundo público em ações de interesse do capital, ao invés de atender as necessidades humanas, inserindo a cidade do Rio de Janeiro e o país no fluxo mundial de circulação de capital. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study examines the agenda and setting policies for sport and recreation Sports Ministry (ME) in the Lula government, in the context of mega sporting events, especially the Olympics. This is a qualitative approach to research conducted from literature review and documentary research. As a result, one realizes that the sport is fully inserted in the logic of production and reproduction of capital, and the Lula government has contributed to this. That is, the government's actions hegemonized by Partido dos Trabalhadores as a legitimate sport not right, directing resources to the sport spectacle, establishing spatial biased mercantile and implementing policies focused sports, precarious for the poor. In this scenario the Rio 2016 project contributes to the state expand the presence of the public fund into shares of capital interest instead of meeting human needs, entering the city of Rio de Janeiro and the country in the global flow of capital circulation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_WagnerBarbosaMatias.pdf2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.