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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14741
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Title: Os caminhos da contradição entre o valor simbólico e mercantil da água e sua apropriação pelo turismo de águas termais : turismo em Caldas Novas
Authors: Machado, Isabela Coutinho
Orientador(es):: Moesch, Marutschka Martini
Coorientador(es):: Pena, Luiz Carlos Spiller
Assunto:: Caldas Novas (GO)
Águas termais
Turismo - Goiás (Estado)
Issue Date: 29-Nov-2013
Citation: MACHADO, Isabela Coutinho. Os caminhos da contradição entre o valor simbólico e mercantil da água e sua apropriação pelo turismo de águas termais: turismo em Caldas Novas. 2013. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Caldas Novas tem como principal atrativo turístico fontes de águas termais. O início do fluxo de visitantes na cidade era motivado, principalmente, pela fama curativa dessas fontes, envolvidas em um valor simbólico de cura e renovação. Por essa razão, a pesquisa teve como objetivo desvelar a concepção de sociedade-natureza presente no turismo de águas termais em Caldas Novas e o modelo de reprodução do valor simbólico e mercantil da água estabelecido nesse destino turístico, uma vez que a percepção de sociedade-natureza e o valor simbólico da água são considerados aspectos fundamentais no direcionamento do planejamento turístico da cidade. A partir de uma construção teórica das categorias de análise (tese) e das interpretações dos dados obtidos por meio de entrevistas, do estudo do Plano Diretor e de materiais de divulgação turística do município (antítese), feitas a partir da técnica da análise do discurso e tendo como base o quadro interpretativo da dialética histórico-materialista, buscou-se compreender as mudanças na concepção de sociedade-natureza e no valor simbólico atribuído às águas termais, que culminaram no atual modelo de desenvolvimento turístico do local. Concluiu-se (síntese) que houve perda quase total do valor simbólico dessas águas. Importância que foi reduzida unicamente ao valor econômico, restando apenas alguns resquícios dos mitos e simbolismos de sua história nos cenários dos parques aquáticos e, superficialmente, nos discursos dos entrevistados e nos materiais de divulgação turística.Nesse sentido, o turismo voltou-se para o lazer e para as “massas”, com uma visão de sociedade-natureza utilitarista, que atribui aos recursos naturais o papel de mercadoria,desvinculando-os de sua totalidade simbólica e cultural no universo humano. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Hot springs are Caldas Novas's main tourist attraction. The beginning of the flow of visitors in the city used to be motivated by fame healing these sources, involving them in a symbolic healing and renewal. Therefore, the aim of the research was to reveal what is the conception of society-nature-tourism in this hot springs in Caldas Novas and the model reproduction of symbolic and commercial values of the water established that tourist destination. Since the conception of society and nature and the symbolic value of water are considered fundamentals in driving tourism planning of Caldas Novas. Therefore, from a theoretical construction of categories of analysis (thesis), and interpretations of the data obtained through interviews, the city's Master Plan and publicity of the city (antithesis) made from the technical analysis discourse and interpretive framework based on the historical materialist dialectics, we sought to understand the changes in conceptions of society and nature and symbolic value of water in Caldas Novas, culminating in the current model of tourism development that location. Thus, it was concluded (synthesis) led to loss of water from the nominal value. She was only reduced to its economic value, leaving only a few remnants of the myths and symbolism of its history in the scenarios of water parks and superficially in the interviews and publicity materials. In this sense, tourism turned to leisure and the "masses", in which the conception of society and nature is utilitarian, bequeathing to the role of natural resource goods unrelated to a whole symbolic and cultural universe in human.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

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