Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14697
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElizabethCristinaArantesOliveiraMiranda.pdf19,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Influência do pulso de inundação do Rio Solimões sobre os processos geoquímicos e comunidade fitoplanctônica do Lago Janauacá, Amazonas, Brasil
Autor(es): Miranda, Elizabeth Cristina Arantes de Oliveira
Orientador(es): Boaventura, Geraldo Resende
Coorientador(es): Seyler, Patrick Thierry
Ibañez, Maria do Socorro Rodrigues
Assunto: Hidrologia
Bacias hidrográficas
Água - análise
Data de publicação: 25-Nov-2013
Referência: MIRANDA, Elizabeth Cristina Arantes de Oliveira. Influência do pulso de inundação do Rio Solimões sobre os processos geoquímicos e comunidade fitoplanctônica do Lago Janauacá, Amazonas, Brasil. 2013. 125 f., il. Tese (Doutorado em Geociências Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Uma planície de inundação define-se como um sistema físico aberto onde existe um trânsito de importação e exportação de matéria e energia, sendo as flutuações no nível da água uma importante função de força que dirige o funcionamento ecológico, hidrológico, físico, químico e biológico do sistema. As intensas mudanças na dinâmica dos ambientes de planície de inundação ocasionadas pela variação hidrométrica afetam diretamente as comunidades dos lagos marginais, em especial, o fitoplâncton, cuja variação sazonal tem sido fortemente relacionada ao pulso de inundação. Assim, o documento esta dividido em artigos e se propõe a caracterizar a estrutura da comunidade fitoplanctônica do Lago Janauacá ao longo de um ciclo hidrológico, avaliando as diferentes fontes de contribuição de água no lago Janauacá por meio da diversidade beta (artigo 1); Avaliar a dinâmica do fitoplâncton em ciclo nictemeral na potamofase (maio de 2010) agregando-os em grupos funcionais, além de verificar a influência ascendente e descendente sobre essa comunidade (artigo 2); Verificar a influência do fitoplâncton como colaborador do balanço de elementos traço no Lago Janauacá – interferindo nos ciclos químicos e na composição química das águas. No artigo 1, o fitoplâncton foi fortemente influenciado pela variação hidrométrica, apresentando estruturação distinta entre os períodos analisados. A análise de regressão múltipla, obtida com os escores da PCA, permitiu observar que tanto o biovolume quanto a densidade do fitoplâncton foram influenciadas principalmente pelo Rio Solimões e pelo igarapé (Bacia). Já a riqueza e a diversidade não foram influenciadas por essas fontes de contribuição de água. Com relação ao ciclo nictemeral (artigo 2), 40% da variação do biovolume do fitoplâncton foi explicado pelo controle ascendente (variáveis ambientais). A riqueza e a densidade do zooplâncton foi inversamente proporcional a riqueza e densidade do fitoplâncton, embora não significativo estatisticamente. No artigo 3, evidencia-se que os elementos químicos e traço encontrados no Lago Janauacá estão relacionados com a formação geológica da bacia e foram regulados por processos ambientais ao longo do ciclo hidrológico. A comunidade fitoplanctônica não foi diretamente determinante no balanço/controle desses elementos no Lago, sendo que certos elementos são essenciais para determinadas espécies ou grupos taxonômicos e não o são para outros – em geral, a preferência é pelos elementos químicos cuja absorção é energeticamente mais viável.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IG - Doutorado em Geociências Aplicadas (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.