Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14641
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EvolucaoRegulacaoAuditoria.pdf862,63 kBAdobe PDFView/Open
Title: Evolução da regulação da auditoria independente no Brasil : análise crítica, a partir da teoria da regulação
Authors: Niyama, Jorge Katsumi
Costa, Fábio Moraes da
Dantas, José Alves
Borges, Erivan Ferreira
Assunto:: Auditoria
Normas
Padrão de regulação
Issue Date: 2011
Publisher: Associação Nacional de Programas de Pos-graduação em Ciências Contábeis
Citation: NIYAMA, Jorge Katsumi et al. Evolução da regulação da auditoria independente no Brasil: análise crítica, a partir da teoria da regulação. Advances in scientific and applied accounting, v.4, n.2, p.127-161, 2011. Disponível em: <http://asaaccounting.info/asaa/article/view/41>. Acesso em: 19 nov. 2013.
Abstract: O trabalho apresenta um ensaio histórico-crítico, com o propósito de discutir a evolução dos movimentos regulatórios da atividade de auditoria independente no Brasil, tendo por referência a teoria da regulação. Nessa perspectiva, discute-se o papel da regulação da atividade de auditoria como instrumento para o provimento de informações financeiras mais confiáveis, a partir dos instrumentos legais e os requerimentos normativos instituídos pelos órgãos reguladores do mercado e da profissão contábil. Criticamente, vê-se a regulação como uma resposta aos problemas pontuais que ocorrem em função da atuação das empresas e da dinâmica dos mercados, que traz efeitos positivos e também perversos para os diversos agentes. A análise realizada demonstrou que a teoria do interesse público, a teoria da captura e a teoria econômica da regulação podem ser aplicadas de forma complementar para explicar os movimentos regulatórios verificados, não obstante a prevalência dessa última. A narração dos fatos demonstra que permanece um distanciamento em relação ao full disclousure pretendido com o estabelecimento da regulação, que não é resultado, por esse entendimento, de um movimento articulado, com uma única base subjacente ao processo, mas fruto de múltiplas teorias que se sobressaem de acordo com o contexto de instituição. Por fim, dado ao contexto crítico analítico assumido, sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que investiguem empiricamente os eventuais efeitos perversos do processo e a prevalência da teoria econômica da regulação, demonstrada analítica e qualitativamente no presente estudo.
Licença:: Advances in scientific and applied accounting - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://asaaccounting.info/asaa/article/view/41. Acesso em: 19 nov. 2013.
Appears in Collections:CCA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14641/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.