Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14580
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ModelandoEstimandoDemonstracoes.pdf147,96 kBAdobe PDFView/Open
Title: Modelando e estimando as demonstrações financeiras de uma empresa com o modelo VAR - VECM
Authors: Medeiros, Otávio Ribeiro de
Doornik, Bernardus Ferdinandus Nazar Van
Oliveira, Gustavo Rezende de
Assunto:: Modelos econométricos
Demonstração financeira
Petrobrás
Previsão econômica
Issue Date: Jul-2011
Publisher: Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
Citation: MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; DOORNIK, Bernardus Ferdinandus Nazar Van; OLIVEIRA, Gustavo Rezende de. Modelando e estimando as demonstrações financeiras de uma empresa com o modelo VAR - VECM. Brazilian business review, Vitória, v.8, n.3, p.20-40, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=64>. Acesso em: 12 nov. 2013.
Abstract: Este artigo relata o desenvolvimento e estimação de um modelo econométrico de Vetores Autoregressivos (VAR) representando as demonstrações financeiras de uma empresa. Embora o modelo possa ser generalizado para representar as demonstrações financeiras de qualquer empresa, este trabalho foi realizado como um estudo de caso, onde a empresa escolhida é a Petrobras S/A. A metodologia compreende análise de correlação, testes de raiz unitária, análise de cointegração, modelagem VAR, testes de causalidade Granger, além de resposta ao impulso e métodos de decomposição de variança. Além de variáveis endógenas ao balanço financeiro, um vetor de variáveis exógenas foi utilizado, incluindo o PIB brasileiro, taxas de juros interna e externa, o preço internacional do petróleo, a taxa de câmbio e o riscopaís. A versão final do modelo é um Modelo de Correção de Erro Vetorial (VECM) que leva em conta as relações de co-integração entre as variáveis endógenas. Após a estimação e validação, o modelo é usado para estimar as demonstrações financeiras da empresa. As estimativas das variáveis exógenas e de dividendos também foram usadas para estimar o valor de mercado da empresa. Os resultados são aparentemente robustos e podem contribuir no campo de planejamento e estimativas financeiros.
Licença:: Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/expediente.asp. Acesso em: 11 nov. 2013.
Appears in Collections:CCA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14580/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.