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Título: “Seja ótima, seja feliz”: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT
Outros títulos: “Be great, be happy”: discourse, representation and female subjectivity on the GNT channel
Autor(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Televisão
Gênero
Discurso
Representações sociais
Subjetividade
Felicidade
Data de publicação: 9-Out-2013
Referência: MACHADO, Fabíola Orlando Calazans. “Seja ótima, seja feliz”: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT. 2013. 237 f. il. Tese (Doutorado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nesta tese, estuda-se como os modos de ser e estar da mulher são engendrados na produção discursiva do canal da televisão fechada brasileira GNT. Apoia-se em um conjunto teórico-metodológico e analítico diverso, interdisciplinar e, sobretudo, complementar, de modo a investigar a subjetividade da mulher contemporânea, seu cotidiano e sua intimidade, bem como refletir sobre a realidade social, os quadros organizacionais socioculturais, as práticas sociais, os afetos e os sistemas de valores. Nesse sentido, filia-se a um arcabouço teórico e conceitual de diversos campos de estudo, especialmente da comunicação, sociologia, antropologia, psicologia, linguística, história e filosofia, abrangendo estudos sobre mídia, televisão, representação social, gênero, subjetividade, felicidade e performance. Os corpora desta pesquisa são constituídos de um corpus abrangente e um corpus específico, a fim de favorecer o método analítico dedutivo. O corpus abrangente é composto por textos de divulgação, entrevistas com profissionais, posicionamento mercadológico, argumentos de comercialização de espaços publicitários, logomarcas, assinaturas, imagens e vinhetas do GNT, delimitados temporalmente de março de 2011 a agosto de 2012. O corpus específico é formado por story lines, sinopses e trechos dos programas nacionais, produzidos ou coproduzidos pelo canal GNT e exibidos em horário nobre, de 12 a 18 de agosto de 2012. O problema de pesquisa, os corpora selecionados, o quadro referencial teórico, a Análise de Conteúdo, bem como a Análise do Discurso, pelo viés da escola francesa, constituem o dispositivo de análise que orienta a compreensão e a interpretação dos sentidos produzidos sobre a subjetividade feminina contemporânea midiatizada pelo canal GNT. Por meio desse dispositivo, desenham-se os vestígios de sentido sobre as representações femininas presentes no corpus abrangente, no sentido de pesquisar as promessas discursivas do GNT. A partir de discussões epistemológicas sobre as noções de contrato, jogo e promessa, apresenta-se a categoria “promessa discursiva” como uma via investigativa para o processo da comunicação televisual. No estudo das promessas discursivas do GNT, a matriz de sentido corresponde ao governo de si, nos âmbitos do corpo, do lar e dos relacionamentos, segundo a qual a telespectadora é estrategicamente instada a empreender performances e subjetivações nos modos “ótimo” e “feliz”. Na análise do discurso do corpus específico, desenvolve-se um estudo detalhado sobre as configurações de sentido produzidas pelo canal acerca do imperativo da mulher “ótima” e “feliz”, o que suscita discussões sobre a felicidade assistida, a sociedade do espetáculo, o culto da performance, a cultura somática e a dominação masculina. Esta tese de doutorado aponta a existência de mais permanências e ressonâncias que rupturas e resistências no discurso do canal GNT, o qual atualiza cuidadosamente outras representações femininas dominantes já naturalizadas e ancoradas na boneca do lar, na mística feminina e no mito da beleza, constituindo uma nova mitologia: o mito da performance feminina “ótima” e “feliz”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis studies how the way of being and living of women is engendered in the discourse production on Brazilian pay television channel GNT. The work is underpinned by a diverse, analytical, interdisciplinary and, specially, complementary set of theories and methodologies that allowed for an investigation of the subjectivity, the everyday life and the intimacy of contemporary women. It also looks at the current social reality, sociocultural organizational frames, social practices, affections and value systems. In this sense, it adopts a theoretical and conceptual framework covering a number of fields of study, mainly communication, sociology, anthropology, psychology, linguistics, history and philosophy, including studies on media, television, social representation, gender, subjectivity, happiness and performance. In order to favor the use of the analytical deductive method, the corpora of this research are composed of a comprehensive corpus and a specific corpus. The comprehensive corpus comprises GNT advertising texts, interviews with professionals, marketing positioning, arguments for selling advertising spaces, logos, subscriptions, images and vignettes, regarding the period from March 2011 to August 2012. The specific corpus comprises story lines, synopses and clips of national shows produced or co-produced by GNT and aired in prime th thtime television from August 12 to 18 , 2012. The research problem, the selected corpora, the theoretical framework, the Content Analysis, as well as the French School Discourse Analysis constitute the analysis device that guide the realization and interpretation of the meanings of contemporary female subjectivity produced and mediatized by the GNT channel. By means of this device, traces of the meanings of the female representations present in the comprehensive corpus are designed so as to research GNT’s discursive promises. From epistemological discussions about the notions of contract, play and promise, the category “discursive promise” is presented as a means of investigation for the televisual communication process. In the study of GNT’s discursive promises, the discourse matrix correspond to the self-governance of the body, the home and the relationships, according to which the viewer is strategically urged to undertake performances and subjectivities of the “great” and “happy” modes. In the discourse analysis of the specific corpus, a detailed study is developed about the configurations of meanings by the channel on the obligation of being a “great” and “happy” woman. That raises discussions about the assisted happiness, the society of the spectacle, the cult of performance, the somatic culture and the male dominance. This doctoral thesis indicates the existence of more continuities and resonances than disruptions and resistances in the GNT channel’s discourse, which carefully updates others dominant female representations naturalized and anchored on the doll of the home, the feminine mystique and the beauty myth, establishing a new mythology: the myth of the female performance "great" and "happy".
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013.
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