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Title: Influência dos valores do trabalho na preferência de consumo : empregados comprando de empregadores
Authors: Pontes, Marcelo de Almeida
Orientador(es):: Torres, Cláudio Vaz
Assunto:: Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Comportamento organizacional
Issue Date: 4-Mar-2009
Citation: PONTES, Cláudio Vaz. Influência dos valores do trabalho na preferência de consumo: empregados comprando de empregadores. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Este estudo testa o modelo de consumo das Duas Rotas (Allen & Ng, 1999) com funcionários da direção de um banco brasileiro, verificando se os valores do trabalho influenciariam a compra, quando o produto estivesse vinculado à empresa onde trabalham. Também postula que desses valores, aqueles ligados às relações sociais no trabalho seriam os mais fortes preditores desse comportamento. Participaram 1040 sujeitos de um universo de 9900 empregados. As hipóteses não se confirmaram. A forma de julgamento para a decisão do consumo foi predominantemente analítica e não afetiva. Foram encontradas relações significativas entre a posse do produto e o nível hierárquico do funcionário na empresa e com a valorização de serviços agregados não ligados ao núcleo do produto. Sugere-se a possibilidade de uso moderado de apelos racionais na comunicação interna do produto, ressaltando seus atributos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study tested the Two Routes Model (Allen & Ng, 1999) with a Brazilian bank management staff, verifying if manager’s work values influence the consumption, when the product is linked with the organization for which they work. It also enunciates that values related to social relations at the work are the strongest predictor of this behavior. From a total of 9.900 employees, 1.040 participated as the sample considered in the study. The hypotheses have not shown significant correlation with acquisition of company’s product. Results demonstrate that the predominant way to the consuming decision is analytic, but not emotional. Significant correlations were found between the product’s possession and employee’s hierarchical position as well as the value attributed to related services. As possible management implications, the use of moderate rational appeal in internal communication of the product is suggested.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007.
Appears in Collections:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

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