Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13989
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_GreycianeSouzaLins.pdf2,41 MBAdobe PDFView/Open
Title: Colaborações dos estudos de cibercultura para a ciência da informação
Authors: Lins, Greyciane Souza
Orientador(es):: Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
Assunto:: Computadores e civilização
Ciência da informação
Cibernética - assimilação cultural
Issue Date: 21-Aug-2013
Citation: LINS, Greyciane Souza. Colaborações dos estudos de cibercultura para a ciência da informação. 2013. 170 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Este trabalho apresenta a identificação dos temas relacionados aos Estudos de Cibercultura e como estes podem colaborar com as pesquisas em Ciência da Informação. Apresenta, na revisão de literatura, o contexto histórico e teórico da cibernética, caracterizando-a como a área precursora da discussão sobre informação e máquinas na sociedade. A partir desta compreensão, são apresentadas as discussões sobre cibercultura, bem como as perspectivas cientificas sobre a área, demonstrando as instituições de pesquisa de Cibercultura e Estudos de Internet. Para compreender a cibercultura como objeto científico, utiliza-se como corpus empírico, os objetivos de estudo dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, onde são verificados os temas recorrentes sobre este assunto, e quais são as perspectivas interdisciplinares. Por fim, os temas coletados são categorizados e estruturados para que possam servir de referência para a Ciência da informação. Conclui-se que os Estudos de Cibercultura estão evoluindo para o campo disciplinar chamado Estudos de Internet, e que a Ciência da Informação, por sua vez, deve participar dessa disciplina de maneira atuante, seja nos grupos de pesquisa, seja nas práticas curriculares das áreas subordinadas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Presents the identification of issues related to Cyber culture Studies and how they can collaborate with research in Information Science. Presents the literature review, the historical and theoretical contexts of cybernetics, characterizing it as a precursor of area information and discussion machines in society. From this understanding, we present discussions about cyberculture and scientific perspectives on the field, demonstrating the research institutions about Cyberculture and Internet Studies. To understand cyberculture as a scientific object, is used as empirical corpus, the objects of study of research groups registered in CNPq, where the recurring themes are checked on this, and what are the interdisciplinary perspectives. Finally, the subjects collected are categorized and structured so that they can serve as a reference for Information Science. We conclude that the Cvberculture Studies are evolving to the disciplinary field of Internet studies, and in turn, Information Science should attend this course so active, whether in research groups, either in curricular practices in subject areas. _______________________________________________________________________________________ RESUMEM
Este trábajo presenta la identificación de los temas relacionados a los Estúdios de Cibercultura y como estos pueden colaborar con las investigaciones en Ciência de la Iníormación. Presenta, en la revisión de literatura, el contexto histórico y teórico de la cibernética, caracterizándola como el área precursora de la discusión sobre la iníormación y las máquinas en la sociedad. A partir de esta comprensión, se presentan los debates sobre Cibercultura, así como los enfoques científicos sobre el área, mostrando las instituciones de investigación de Cibercultura y Estúdios de Internet. Para comprender la Cibercultura como objeto científico, se utiliza como corpus empírico, los objetos de estúdio de los grupos de investigación dei Conselho Nacional de Desenvolvimiento Científico e Tecnológico - CNPq, donde son verificados los temas recurrentes sobre este asunto, así como las perspectivas interdisciplinares. Adicionalmente, los temas recolectados son categorizados y estructurados para que ptiedan servir de referencia para la Ciência de la iníormación. Se concluye que los Estúdios de Cibercultiua están en proceso de evolución en el área disciplinar de Estúdios de Internet, y por ende la Ciência de la Iníormación debe participar de esa formación de manera activa, sea por medio de los grupos de investigación, o desde las prácticas curriculares de las áreas subordinadas.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13989/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.