Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13985
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_VaniadosSantosSilva.pdf826,67 kBAdobe PDFView/Open
Title: Algumas leituras feministas de Platão : entre a imagem e a identidade
Authors: Silva, Vânia dos Santos
Orientador(es):: Cornelli, Gabriele
Assunto:: Feminismo
Platão
Identidade
Issue Date: 19-Aug-2013
Citation: SILVA, Vânia dos Santos. Algumas leituras feministas de Platão: entre a imagem e a identidade. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Nos últimos decênios houve um franco aumento de estudos e discussões relativos a alguns problemas de gênero no interior da comunidade de pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam à antiguidade. Na esteira destes estudos a presente dissertação percorre algumas obras de poetas, tragediógrafos, oradores e filósofos, bem como de autores modernos para tentar delinear, sob uma ótica feminista, de que modo foi imputada às mulheres uma identidade e um telos; de que modo se produziram as suas imagens. Com o estudo das fontes percebemos a efetuação da relação entre as mulheres e a phusis, bem como entre as mulheres, o receptáculo e o seu corpo enquanto lugar de expiação. De maneira mais específica com as filósofas feministas contemporâneas, analisamos a proposta de Platão acerca da igualdade entre mulheres e homens, na República e Leis. O que nos possibilitou perceber que não há, entre as feministas que se dedicam a estes textos, consenso quanto ao “feminismo” de Platão. Isso porque ora Platão parece estar consciente de que possui uma imagem da mulher, ora ele parece não perceber a imagem como uma imagem a concebendo como uma identidade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Over the last decades there was a widely growth of studies and discussions about some gender problems among researchers dedicated to the Ancient World. In this paper we discuss some of these issues of gender from the ancient world. We went through some works of poets, tragedians, orators and philosophers, as well as modern authors to try to outline, in a feminist perspective, how was imputed to women an identity and a telos; how their images were produced. With the study of sources we realize the effectuation of the relation between women and phusis as well as among women, the receptacle and its body as a place of atonement. In a specific way with contemporary feminists, we analyze the proposal of Plato about the equality between women and men in the Republic and Laws. What enabled us to realize that there is not, among feminists who are engaged in these texts, consensus about the "feminism" of Plato. That's because sometimes Plato seems to be aware that there is an image of the woman, now he does not seem to perceive the image as an image, conceiving it as an identity.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FIL - Mestrado em Filosofia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13985/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.