Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13971
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EstatutoLinguagemPensamento.pdf633,52 kBAdobe PDFView/Open
Title: O estatuto da linguagem no pensamento do jovem Nietzsche : reflexões sobre a fisiologia dos fenômenos estéticos
Authors: Garcia, André Luis Muniz
Assunto:: Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Fisiologia
Linguagem
Tragédia
Issue Date: 30-Dec-2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás
Citation: GARCIA, André Luis Muniz. O estatuto da linguagem no pensamento do jovem Nietzsche: reflexões sobre a fisiologia dos fenômenos estéticos. Philósophos, Goiânia, v.16, n. 2, p. 161-207, jul./dez. 2011. Disponível: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/article/view/10298/pdf#.UgOVDJLvu1B>. Acesso em: 16 ago. 2013.
Abstract: O objetivo do presente artigo, pensado preliminarmente como parte integrante de um estudo mais amplo e sistemático sobre o processo de formação do pensamento do jovem Nietzsche, é discutir o estatuto da linguagem em suas considerações sobre estética, notadamente naquela apresentada nos fragmentos, apontamentos e escritos póstumos preparatórios d‘O Nascimento da Tragédia. Como se poderá notar, o viés de investigação proposto, respaldado em importantes estudos de literatura secundária, primou por uma esmerada, porém não exaustiva, reconstituição do trinômio: linguagem sonora (Tonsprache), linguagem-de-gesto (Geberdensprache) e linguagem-de-palavra (Wortsprache), que margeia a investigação nietzscheana sobre a origem, desenvolvimento e perecimento da tragédia grega.
Description: O presente artigo é parte levemente modificada do segundo capítulo da dissertação de mestrado do autor, defendida em abril de 2008 junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do professor Oswaldo Giacoia Jr.
Licença:: Revista Philósophos - "Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista". Fonte: http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 16 ago. 2013.
Appears in Collections:FIL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13971/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.