Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13923
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_PollyanadosSantosSilvaCosta.pdf478,56 kBAdobe PDFView/Open
Title: Assimilação, identidade e memória na obra O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane
Authors: Costa, Pollyana dos Santos Silva
Orientador(es):: Almarza, Sara
Assunto:: Imperialismo
Assimilação (Sociologia)
Identidade
Memória
Issue Date: 13-Aug-2013
Citation: COSTA, Pollyana dos Santos Silva. Assimilação, identidade e memória na obra O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: A presente dissertação analisa a representação que a autora Paulina Chiziane faz do fenômeno da assimilação ocorrido em Moçambique no período da colonização por Portugal em sua obra O alegre canto da perdiz. Por meio de uma investigação do contexto histórico da nação africana à época colonial, esse trabalho traça a relação existente entre a assimilação, a manipulação da memória e a construção da identidade da população nativa, bem como as consequências geradas por essa política de domínio que perduram até os dias de hoje na sociedade moçambicana. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este ensayo analisa la representación que hace la escritora Paulina Chiziane en relación a la asimilación que ocurrió en Mozambique en el período de la colonización por Portugal en la obra O alegre canto da perdiz. A través de una investigación del contexto histórico del período colonial, se estudia la relación existente entre la asimilación, la manipulación de la memoria y la construcción de la identidade de la población nativa, así como las consecuencias de una política de dominación que perdura hasta hoy en la sociedade mozambicana.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13923/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.