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Título: Contribuições gerativistas para a educação em língua materna
Autor(es): Silva, Junia Lorenna da
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Gramática gerativa - língua portuguesa
Aquisição de linguagem
Gramática comparada e geral - língua portuguesa
Data de publicação: 5-Ago-2013
Data de defesa: 5-Abr-2013
Referência: SILVA, Junia Lorenna da. Contribuições gerativistas para a educação em língua materna. 2013. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Lingüística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem duplo objetivo: estabelecer uma aproximação entre os conceitos presentes na formulação dos pressupostos da Teoria Gerativista de Noam Chomsky (a partir de 1957) e conceitos a ela correlatos e o ensino de língua portuguesa, e verificar de que forma os conceitos podem contribuir para um maior entendimento dos fenômenos linguísticos por parte de professores. Para a análise sobre as contribuições gerativistas, são analisadas as obras de Chomsky (1981, 2006), VanPatten (2003) e Kato (2005). A pesquisa investiga de que forma conceitos como Aquisição de Linguagem, Gramática Universal (GU), Input e Argumento da Pobreza de Estímulo podem ajudar a ampliar o entendimento de docentes sobre vários fenômenos, por exemplo, as diferenças entre a fala e a escrita, aquisição de língua, princípios linguísticos, caracterização da linguagem humana e entendimento do papel dos dados de input e de output para a aprendizagem da escrita. O segundo objetivo é de que forma esses conceitos teóricos podem contribuir para um avanço em relação ao ensino de língua materna por meio da análise de oito obras direcionadas ao ensino de língua portuguesa e análise de uma obra de cunho didático. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, reflexão, análise crítica e estabelecimento das possíveis contribuições da teoria gerativista ao cenário teórico relacionado à educação em língua materna. As conclusões a que a pesquisa chega são as de que os conceitos presentes na formulação dos pressupostos da Teoria Gerativa trazem novas discussões acerca da educação linguística, principalmente por contribuírem com discussões relacionadas a aspectos cognitivos tanto sobre o funcionamento do cérebro humano quanto sobre formas de se aprender e se ensinar línguas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper has a double purpose: to establish a connection between the concepts in the formulation of the Theory of Generative Noam Chomsky (from 1957) and concepts related to it and the teaching of the Portuguese language, and verify how the concepts can contribute to a greater understanding of linguistic phenomena by teachers. For the analysis of the generative contributions are analyzed the works of Chomsky (1981, 2006), VanPatten (2003) and Kato (2005). The research investigates how concepts such as Language Acquisition, Universal Grammar (UG), Input and Poverty of Stimulus Argument can help broaden the understanding of teachers about various phenomena, eg, the differences between speech and writing, acquisition of language, linguistic principles, characterization of human language and understanding of the role of data input and output for the learning of writing. The second objective is to verify how these theoretical concepts can contribute to an improvement on the teaching of language through the analysis of eight works directed to the teaching of the Portuguese language and analyzing a work of didactic nature. The methodology used is the literature review, reflection, critical analysis and establishment of possible contributions to the theory generative theoretical scenario related to education in the mother tongue. The conclusions that the search reaches are that the concepts in the formulation of the Theory Generative bring new discussions of language education, mainly contribute to discussions related to cognitive aspects both on the functioning of the human brain as on ways to learn and teach languages.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
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