Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13815
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ LuízaMarianaBritoSoares.pdf376,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trabalho e estresse : um estudo com agentes socioeducativos
Autor(es): Soares, Luiza Mariana Brito
Orientador(es): Galinkin, Ana Lúcia
Assunto: Stress (Fisiologia)
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de publicação: 1-Ago-2013
Referência: SOARES, Luiza Mariana Brito. Trabalho e estresse: um estudo com agentes socioeducativos. 2013. x, 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo elaborar um roteiro histórico do processo de desenvolvimento do Sistema Socioeducativo no Brasil, assim como o surgimento da profissão de Agente Socioeducativo. A fim de contribuir para o aumento de material de estudo referente ao tema. Objetivou-se, ainda, avaliar a incidência de estresse no referido cargo. Por usar o instrumento ISSL, que possibilita a avaliação quadrifásica do estresse, foi possível identificar as fases de estresse em que os Agentes se encontram, além de distinguir a tendência de sintomatologia física ou psíquica apresentada. Através de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar, através do relato dos Agentes, as estratégias de enfrentamento utilizadas por esses para minimizar ou neutralizar as influências negativas de seus cargos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work has purpose of generate a historical profile of the development of the socioeducational system in Brazil, as well as the emerging function of the socioeducational agent. Iy aims to contribute to the literature refering to this subject. It also aimed to evaluate the incidence/rate of stress in the ATRS's and to distinguish the symptomatological tendencies between physical and mental. ATRS's were interviewed to identify the coping strategies adopted to minimize ou neutralize the negative effects of their post.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.