Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13814
Título: Metodologia para medidas objetivas de qualidade de vídeo em sistemas de difusão de conteúdos audiovisuais
Autor(es): Graciano Júnior, Márcio Lucas
Orientador(es): Costa, José Camargo da
Assunto: Vídeo digital - qualidade
Recursos audiovisuais
Data de publicação: 1-Ago-2013
Data de defesa: 25-Mar-2013
Citação: GRACIANO JÚNIOR, Márcio Lucas. Metodologia para medidas objetivas de qualidade de vídeo em sistemas de difusão de conteúdos audiovisuais. 2013. xv, 155 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para a verificação da qualidade de vídeos em sistemas de difusão em massa. A metodologia proposta apresenta uma nova forma de medir a qualidade de vídeo de forma objetiva sem a utilização de referência para comparação entre as sequências de vídeo original e processada. As medidas no ambiente do usuário são feitas independentemente dos processamentos e da tecnologia da rede de distribuição. A medida da qualidade é feita por meio da inserção de marcas de testes nos vídeos, logo após a produção destes. O processamento e distribuição desses vídeos em um sistema de difusão em massa podem causar degradações que afetam as marcas inseridas. Os vídeos recebidos no ambiente do usuário são captados por meio de uma câmera de vídeo disponível em conjunto com o terminal, que identifica a marca inserida anteriormente à distribuição. Esta captura é feita pelo sistema óptico do ambiente do usuário após uma calibração do sistema. As marcas recebidas passam por um processamento de uma função de qualidade que tem como resultado um valor numérico indicando a qualidade deste vídeo. Como resultados da metodologia, são apresentadas comparações com sistemas de medição de qualidade de vídeo de referência completa utilizados em testes por organismos de padronização. As comparações com os sistemas VQM (Video Quality Metrics) e SSIM (Structural SIMilarity) foram feitas utilizando várias sequências de vídeo de testes, onde foi alcançada uma correlação estatística maior que 80% entre as medidas de qualidade resultantes da nova metodologia e as desses sistemas de referência. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents a method for verifying the quality of videos on mass broadcasting systems. The proposed method presents a new way of measuring the objective video quality without reference. The measurements in the user’s environment are made regardless of the processing and the broadcasting network technology. A quality measure is made by the insertion of test marks on videos, immediately after the content production. The processing and distribution of these videos on a mass broadcasting system can cause degradations that affect the inserted marks. The video received in the user’s environment is captured by a video camera available along with the video terminal. The captured video should identify the mark inserted before the distribution. This capture is made by the optical system in the user environment after a system calibration. The mark is decoded by the processing of a quality function which results in a numerical value indicating the quality of the video. The results of video quality metrics using this methodology were compared to stan- dardized full reference metrics, VQM (Video Quality Metrics) and SSIM (Structural Similarity), and the linear correlation between this proposed new metrics and the other two metrics was greater than 80%, indicating convergence between these metrics.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:ENE - Doutorado em Engenharia Elétrica (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MárcioLucasGracianoJúnior.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.