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Título: A formação cidadã : uma análise das contribuições da educação matemática em uma prática colaborativa
Autor(es): Lima, Daniela Souza
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Educação
Cidadania
Data de publicação: 26-Jul-2013
Referência: LIMA, Daniela Souza. A formação cidadã: uma análise das contribuições da educação matemática em uma prática colaborativa. 2013. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições da Matemática Escolar para a formação cidadã. Surgiu a partir de ideias desenvolvidas por Ubiratan D’Ambrósio, ao falar sobre a importância da formação cidadã e da vertente formativa do currículo e de Olle Skovsmose, ao desenvolver teorias quanto à Educação Matemática Crítica. Além disso, buscamos apoio nos conceitos de outros autores que definem e tratam da importância da formação cidadã, entre eles: Ferreira (1993), Machado (2002) e Freire (1996). Discutimos também a organização do trabalho pedagógico e o currículo, segundo autores como Pistrak e Santomé (1998), como importantes elementos a serem considerados para o alcance dos objetivos escolares. A partir desse referencial teórico, foi realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de perceber as contribuições da Educação Matemática para a formação cidadã em uma proposta de Projeto Interdisciplinar que, entre outros, tinha por objetivo inicial relacionar a Matemática a questões da preservação ambiental e do consumo consciente. Para tanto, a pesquisa foi dividida em três momentos principais: um levantamento anterior ao projeto, entre alunos e professores, buscando identificar como esses dois grupos percebem as contribuições da Matemática Escolar para a formação cidadã; a participação colaborativa do próprio desenvolvimento do projeto, momento em que foi observado o envolvimento de alguns segmentos que compõem a comunidade escolar, apresentando-se como foco principal a participação dos alunos e, como último momento, a avaliação do Projeto tanto pelos alunos como pela professora colaboradora no sentido de buscar perceber quais foram as contribuições da Matemática inserida naquele contexto para a formação cidadã. Foi possível notar que, a princípio, tanto alunos quanto professores possuíam uma visão um tanto quanto limitada da importância da Matemática, associando a ela exclusivamente o uso no dia a dia, basicamente em situações de compra e venda, e tratando também da importância da disciplina para um uso no futuro, como, por exemplo, para conseguir um bom emprego. A partir das atividades desenvolvidas no projeto, foi possível perceber que a Matemática passou a ter outra significação para os sujeitos envolvidos, que agora a percebem como instrumento fundamental para a compreensão de situações mais amplas e como instrumento importante para análise crítica e tomada de decisões diante de questões sociais, visando ao bem comum. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to investigate the contributions of School Mathematics for civic education. In fact, these contributions arose from ideas developed by UbiratanD'Ambrosio, when he talked about the importance of civic education and training strand of the curriculum and OlleSkovsmose, to develop theories about the Critical Mathematics Education. Furthermore, we seek to support the concepts of other authors define and discuss the importance of civic education, including: Ferreira (1993), Machado (2002) and Freire (1996). We also discuss the organization of the pedagogic and curriculum, according to authors likePistrak and Santomé (1998), as important elements to be considered to achieve the school goals. From this theoretical framework, we conducted a field survey in order to understand the contributions of mathematics education for civic education in a proposed Interdisciplinary Project which, among others, had the initial goal to relate mathematics to issues of environmental preservation and conscious consumption. For both the research was divided into three main stages: a survey before the project, between students and teachers, seeking to identify how these two groups perceive the contributions of School Mathematics for civic education; collaborative participation in their own development project, when it was observed that the involvement of some segments that make up the school community, presenting mainly focused on student participation and, as a final goal, the evaluation of the project by both the students and the teacher collaborative in the sense of seeking to understand what were the contributions Mathematics inserted in that context for civic education. It was possible to point out that, both students and teachers had a somewhat limited view of the importance of mathematics, associating it exclusively use in day-to-day situations basically buying and selling, and also the importance of treating discipline for a future use, for example, to get a good job. From the activities developed in the project it was possible to perceive that mathematics came to have another meaning for those involved. Concluding we now realize the fundamental tool for understanding broader situations and how important tool for critical analysis and decision making before social issues, for the common well being.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
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