Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13719
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_ProgramaUnaEpistemologia.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open
Title: El programa de una Epistemologia evolucionista
Authors: Abrantes, Paulo Cesar Coelho
Assunto:: Teoria do conhecimento
Naturalismo
Darwin, Charles, 1809-1882
Popper, Karl Raimund, Sir, 1902-1994 - crítica e interpretação
Evolução (Biologia) - filosofia
Campbell, Donald Thomas, 1916-
Dennett, Daniel Clement, 1942-
Issue Date: 2007
Publisher: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, Departamento de Filosofía
Citation: ABRANTES, Paulo. El programa de una Epistemologia evolucionista. In: ROSAS, Alejandro (Ed.). Filosofía, darwinismo y evolución. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, Departamento de Filosofía, 2007. cap. 6, p. 121-179.
Abstract: Este capítulo explicita as motivações do programa de uma epistemologia evolutiva e discuti críticas que são tradicionalmente feitas a ele. Inicia apresentando as motivações históricas do darwinismo em biologia e indicando que essas mesmas motivações podem ser vistas orientando alguns programas em psicologia. Passa em seguida a caracterizar três tipos de explicação que podem ser propostas para as adaptações propriamente epistemológicas: o providencialismo, o instrucionismo e o selecionismo. Este último tipo constitui uma formulação mais abstrata da explicação proposta por Darwin para a origem e a evolução das espécies biológicas. A título de ilustração apresenta, em seguida, as formulações clássicas de epistemologias selecionistas propostas por Popper e Campbell. Questiona então em que medida epistemologias como a de Campbell podem ser enquadradas na conhecida distinção que propôs Bradie entre uma epistemologia evolutiva de mecanismos e uma epistemologia evolutiva de teorias. Ao final, apresenta algumas das objeções mais contundentes que são feitas às epistemologias selecionistas e mostro de que modo elas podem ser respondidas no âmbito do programa selecionista. Conclui apontando algumas das deficiências e limitações do programa no estágio em que se encontra atualmente. Elenca, então, um conjunto de tópicos a serem investigados de modo a eliminar alguns obstáculos ao desenvolvimento do programa selecionista em epistemologia e em outras áreas.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelos detentores dos direitos autorais, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:FIL - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13719/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons