Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13659
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_MarianaGiuberttiGuedes.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open
Title: A biblioterapia na realidade bibliotecária no Brasil : a mediação da informação
Authors: Guedes, Mariana Giubertti
Orientador(es):: Baptista, Sofia Galvão
Assunto:: Biblioterapia
Bibliotecários
Issue Date: 23-Jul-2013
Citation: GUEDES, Mariana Giubertti. A biblioterapia na realidade bibliotecária no Brasil: a mediação da informação. 2013. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: A presente dissertação estuda a realidade do bibliotecário brasileiro na aplicação da biblioterapia e de seu papel como mediador da informação nesse processo. Tem como objetivo geral analisar a atuação do bibliotecário em atividades biblioterapêuticas como mediador da informação por meio de relatos de suas experiências. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a biblioterapia no âmbito da Ciência da Informação (CI) como forma de comunicação da informação; compreender histórico, conceitos, objetivos e características das práticas biblioterapêuticas; identificar a evolução da função dos bibliotecários na aplicação das atividades biblioterapêuticas; identificar o preparo profissional dos bibliotecários para a participação de práticas biblioterapêuticas e verificar a contribuição do bibliotecário na biblioterapia. O referencial teórico engloba a relação dos temas: biblioterapia, mediação da informação e bibliotecário. Neste levantamento é considerada a comunicação da informação na prática biblioterapêutica como processo de fluxo da informação e da transformação cognitiva, bem como a atuação do bibliotecário como mediador da informação. No ponto de vista do profissional, considera a formação e o perfil do bibliotecário. A pesquisa tem caráter exploratório e utilizou entrevistas e questionário, com profissionais especialistas no assunto, buscando identificar as experiências, numa análise de conteúdo. A pesquisa teve como resultado a identificação da mediação da informação nas experiências dos bibliotecários que atuaram com biblioterapia, bem como, a diversidade de aplicação por parte dos bibliotecários e a escassez de treinamento e formação específica da área. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation studies the reality of application of bibliotherapy by Brazilian librarian and its role as an information mediator in that process. It aims at analyzing the role of the librarian as information mediator in bibliotherapy activities through reports of their experiences. The specific objectives of the research are: to analyze the bibliotherapy within the Information Science as a way of communicating information; understand historical concepts, objectives and characteristics of bibliotherapy practices; identify the evolution of the role of librarians in the implementation of bibliotherapy activities, identify the professional training of librarians to be able in application of bibliotherapy and determine the contribution of the librarian in bibliotherapy. The theoretical framework includes the list of topics: bibliotherapy, information mediation and librarian. It was considered the communication of information in bibliotherapy as process flow of information and cognitive processing, as well as the role of the librarian as mediator of information. In view of professional training there was a study about training and librarian profile. The research is exploratory and used interviews and questionnaires with professional experts in order to identify the experiences, using a content analysis. The result of search is the identification of the mediation of information on the experiences of librarians who worked with bibliotherapy, as well as the diversity of application of librarians and the scarcity of specific training in the área.
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13659/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.