Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13622
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_LuciaHelenaAlvesSa.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open
Title: Em torno do pensar poetizante de Agostinho da Silva
Authors: Sá, Lúcia Helena Alves de
Orientador(es):: Santos, Rita de Cassi Pereira dos
Assunto:: Silva, Agostinho da, 1906-1994 - crítica e interpretação
Literatura brasileira
Meireles, Cecília, 1901-1964 - crítica e interpretação
Deus
Veloso, Caetano, 1942- crítica e interpretação
Espírito Santo (ES)
Issue Date: 19-Jul-2013
Citation: SÁ, Lúcia Helena Alves de. Em torno do pensar poetizante de Agostinho da Silva. 2013. 175 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Este estudo apresenta o professor Agostinho da Silva como uma das personalidades mais extraordinárias do século XX que compôs o cenário da cultura lusófona. Objetiva, sobretudo, interpretar alguns poemas e quadras e uma biografia com especial interesse no pensar poetizante acerca de Deus à luz da dialogicidade de textos agostinianos, de Espinosa, Heidegger, Bachelard e Teilhard de Chardin. Também, aborda a diáspora intelectual do filósofo, as suas realizações pedagógicas e as contribuições culturais para os povos de língua portuguesa. A pesquisa aponta as orientações político-sociais de Agostinho direcionadas para a instauração do Reino do Espírito Santo. Ademais, evidencia a cristalização do mito de D. Sebastião no panorama literário e artístico brasileiro em um poema de Cecília Meireles e outro de Caetano Veloso para que se realizem analogias com o pensador luso-brasileiro. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research presents the teacher "Agostinho da Silva" as one of the most extraordinary personalities of the 20th century who composed the Brazilian/Portuguese scene. The objective of this study is the interpretation of poems and show a biography about God according to some authors such as Agostinho, Espinosa, Heidegger, Bachelard and Teilhard de Chardin. It also talks about Agostinho's intellectual and philosophical point of view and his pedagogical and cultural contribution to the Portuguese Language. The research brings some social and political orientations giving directions to the instauration of the Spirit Saint Kindgom. Besides this, the study shows D. Sebastião's myth in the Brazilian literary panoramic view in a poem of Cecília Meireles and Caetano Veloso, what gives the possibilities to make analogies with the Brazilian/Portuguese author.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:TEL - Doutorado em Literatura (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/13622/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.