http://repositorio.unb.br/handle/10482/13410| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Título: | A corresponsabilização do Estado pelo cuidado : uma análise sobre a política de creches do PAC-2 na perspectiva da divisão sexual do trabalho | 
| Autor(es): | Marcondes, Mariana Mazzini | 
| Orientador(es): | Yannoulas, Silvia Cristina | 
| Assunto: | Política pública Creches Divisão do trabalho  | 
| Data de publicação: | 25-Jun-2013 | 
| Data de defesa: | 27-Mar-2013 | 
| Referência: | MARCONDES, Mariana Mazzini. A corresponsabilização do Estado pelo cuidado: uma análise sobre a política de creches do PAC-2 na perspectiva da divisão sexual do trabalho. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | As  práticas  sociais  de  cuidado  são  marcadas  por  mudanças  e  permanências.  Nas  últimas décadas,  muitas  foram  as  transformações  nas  relações  de  gênero,  como  é  o  caso  da consolidação  da  presença  feminina  no  mercado  de  trabalho.  Entretanto,  as  mulheres,  no 
interior  das  famílias,  seguem  responsáveis  pela  provisão  do  cuidado.  Tampouco  o  Estado ampliou  sua  participação,  por  meio  de  políticas  sociais  de  corresponsabilização.  Basta  notar que  a  política  de  creches,  reivindicação  histórica  dos  movimentos  feministas  e  de  mulheres, atendia, em 2009, 18,4% de crianças de 0 a 3 anos (IPEA ET AL, 2012). O Governo Federal brasileiro instituiu, em 2007, o Programa Proinfância, cujo objetivo é promover a assistência 
financeira para municípios e Distrito Federal para a construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para a educação infantil, visando à expansão da rede de serviços de creches e pré-escolas. Em 2010, o Programa foi incorporado ao Programa de Aceleração do Crescimento 2, PAC-2, o que, em tese,  representou  a inscrição na agenda política  governamental como uma prioridade. Nesse contexto, nosso propósito é investigar como a política de creches do PAC-2 incorpora  em  seus  pressupostos  ideológicos  o  cuidado,  na  perspectiva  da  divisão  sexual  do 
trabalho,  buscando  evidenciar  o  padrão  de  priorização  que  a  questão  assume  na  agenda política,  com  vistas  a  corresponsabilizar  o  Estado  pelo  cuidado  e  fomentar  novas  práticas sociais. Por cuidado, entendemos a prática social que, ancorada na divisão sexual do trabalho, 
tem  como  objetivo  atender  às  necessidades  humanas  concretas,  mas  também  emocionais  e psicológicas, pressupondo a interação face a face entre quem cuida e quem é cuidado, em uma 
relação  de  interdependência.  Nossa  hipótese  é  que,  ainda  que  a  política  seja  assumida  como prioritária,  há,  na  verdade,   subpriorização ,  decorrente  da  não  assunção  da  democratização 
do  cuidado  como  um  objetivo  da  atuação  do  Estado,  o  que  é  central  para  reproduzir  o familismo que sempre marcou a provisão social do cuidado infantil. Nesse percurso, valemo-nos  de  técnicas  qualitativas  de  análise  documental,  especialmente  dos  documentos  que 
permitem  reconstruir  o  processo  de  consolidação  da  política  de  creches  no  Brasil,  as resoluções  que  disciplinam  o  Programa  Proinfância,  os  relatórios  gerenciais  do  PAC-2  e  os pareceres  e  as  atas  do  Conselho  Nacional  da  Educação -    CNE  e  do  Conselho  Nacional  de 
Assistência Social - CNAS. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The social practices of care are marked by changes and continuities. In recent decades, there were many changes in gender relations, such as the female consolidation presence in the labor market. However, women inside the families follow responsible for the provision of care. The State didn t increase its share through social policies of co-responsibility. Just note that the daycare policy, historical feminist movements claim, covered, in 2009, 18.4% of children 0-3 years (IPEA et al, 2012).The Brazilian Federal Government developed, in 2007, the Proinfância Program, whose goal is to promote financial assistance to cities and the Federal District for the construction and purchase of equipment and furniture for the children's education, aimed at expanding the service network of daycare and preschool. In 2010, the program was incorporated into the Accelerated Growth Program (Programa de Aceleração do Crescimento 2, PAC-2), which, in theory, represented the inclusion on the political agenda as a government priority. In this context, our purpose is to investigate how PAC-2 daycare policy incorporates into its ideological assumptions caution in view of the sexual division of labor in order to enhance the standard of prioritization that the issue has on the political agenda, aiming to involve the responsibility of the State for the care and fostering new social practices. By care we understand a social practice that is anchored in the sexual division of labor, aims to meet concrete human needs, but also emotional and psychological, assuming the face to face interaction between caregiver and who receives care, in an interdependent relationship. Our hypothesis is that even if the policy is taken as priority, there is, actually a subprioritization , resulting from the not assumption of the democratization of care as a goal of state action, which is central to reproduce the familism that has been a characteristic of social provision of child care. Along the way, we used qualitative documents analysis techniques, especially regarding the documents that allow reconstructing the process of consolidation of daycare policy in Brazil, the resolutions that regulate the Program Proinfância, management reports of the Accelerated Growth Program (Programa de Aceleração do Crescimento 2, PAC-2) and the opinions and proceedings Education National Council - CNE and the Welfare National Council - CNAS.  | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER)  | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2013. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Política Social | 
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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