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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13148
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Title: Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental? : desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas
Authors: Barrios González, Alia Maria
Orientador(es):: Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu
Assunto:: Ensino fundamental
Psicologia educacional
Psicologia do desenvolvimento
Educação
Socialização
Issue Date: 20-May-2013
Citation: BARRIOS GONZÁLEZ, Alia Maria. Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental?: desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas. 2013. x, 253 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Nos últimos anos, o desenvolvimento moral vem se constituindo um campo específico de pesquisa na psicologia do desenvolvimento, com diversos estudos que abrangem o tema por vários ângulos e diferentes perspectivas. Algumas pesquisas se centram no estudo do papel que a educação tem no desenvolvimento moral, outras no estudo das concepções que as crianças têm sobre questões e conceitos relativos à moralidade: regras morais, virtudes, e noção de justiça, independentemente de suas próprias experiências nos contextos socioculturais em que se desenvolvem. Sendo assim, é necessário ampliar essas duas vertentes, estudando as concepções e crenças morais a partir das quais as crianças analisam e ressignificam suas próprias experiências nos diferentes contextos socioculturais e, especificamente, no contexto escolar. Estudar e compreender as concepções e crenças morais a partir das quais as crianças analisam, avaliam e ressignificam suas próprias experiências pessoais pode ser fundamental para construir métodos educativos que, de fato, levem em conta o processo muitas vezes oculto da canalização cultural, e o papel ativo das crianças na sua própria educação e desenvolvimento moral. A complexidade do fenômeno exige a adoção de uma perspectiva que enfatize a interdependência das dimensões psicológicas da cognição, da emoção e da ação intencional na ressignificação do conjunto de crenças e valores sócio-morais, que orientam a ação do sujeito no contexto de suas relações. Além disso, exige o estudo do tema no contexto das práticas socioculturais e a partir das narrativas das próprias crianças. Em função disso, o presente estudo teve como fundamentação teórico-metodológica a perspectiva sociocultural construtivista, e seu objetivo principal foi identificar e analisar aspectos relevantes do discurso e argumentação de um grupo de alunos do quinto ano de uma escola pública do Distrito Federal e de seu professor, bem como da dinâmica interativa entre eles, relacionados à questão do desenvolvimento moral e de sua promoção no ambiente escolar. A análise microgenética das interações sociais professor-aluno e aluno-aluno, e a análise da elaboração discursiva das crianças e do educador fizeram parte da metodologia qualitativa utilizada no estudo. Para identificar e analisar as concepções e crenças morais das crianças, foram filmadas e analisadas duas atividades estruturadas, planejadas pelo professor, com o objetivo de promover discussões, entre as crianças, sobre o tema da pesquisa; e uma sessão de grupo focal onde as crianças foram solicitadas, pela pesquisadora, a discutir experiências e situações hipotéticas envolvendo questões de ordem moral, significativas para elas. Também foram realizadas duas entrevistas com o profissional, para analisar sua elaboração discursiva sobre questões de natureza moral. Observou-se que no contexto estudado, prevalece a visão equivocada do desenvolvimento moral como a promoção de um conjunto de regras e normas relacionadas à organização e à disciplina, e apresentadas para as crianças de forma assimétrica. Entretanto, as crianças apresentam habilidades concretas para analisar de forma abrangente suas experiências educativas e sócio-morais, mostrando a possibilidade de terem um papel mais ativo no seu próprio desenvolvimento moral. A partir das questões anteriores, o presente estudo enfatiza a importância e a necessidade de promover o conhecimento científico, mudar as crenças equivocadas sobre a moralidade, e melhorar as competências dos professores em relação às questões morais, reestruturando o papel da escola em relação ao desenvolvimento moral de seus alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Recently, moral development has become an specific research field within Developmental Psychology, with studies that includes the subjects in diverse angles and perspectives. Some researchers are centered in the roll of education in moral development. Others, in the study of children´s conceptions related to questions about morality such as: moral rules, virtues, notion of justice; independently of their own sociocultural experiences. It is necessary to increase the study of the two conceptions mentioned above and moral beliefs in which children analyze the meaning of their own experiences. Study and comprehend the conceptions and the way children evaluate their personal experiences may be crucial to build educational methods based in their active role in their own moral development. The complexity of the phenomenon demands the adoption of a perspective that emphasizes the interdependence of psychological dimensions of the cognition, emotions and the intentional action of re-evaluate a series of beliefs and social moral values that guide the social relations. Besides that, it is important to study the theme according to the sociocultural practices and narratives of the children. Based on a sociocultural constructivist theoretical and methodological approach, the present study mains at identifying and analyzing relevant aspects of the speech and argumentation of a group of students of the fifth grade of elementary school of a public educational institution in Brasília-Distrito Federal. The microgenetic analysis of the interactions between teacher-student and student-student and the elaboration of the analysis of the discourse of the teacher and the students were part of the qualitative methodology used in this study. In order to identify and analyze the concepts and moral beliefs of the children in these study two structured activities were designed and applied by the teacher to develop discussions between the students about the main theme of the research. A focal group was created and the children answered the researcher about experiences and hypothetical situations about moral issues that were meaningful for them. Also, the teacher was interviewed twice to analyze his discursive elaboration about moral issues. It was able to perceive in this study that a vision of moral concepts prevails as a set of rules and norms related to organization and discipline presented to children asymmetrically. However, children demonstrated social abilities to analyze comprehensively their educational and moral experiences signaling the possibility to have an active role in their own moral learning. This particular study emphasizes the importance and necessity to improve the teacher’s skills about moral and restructure the role of the school related to the moral development of its students.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PED - Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Teses)

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