http://repositorio.unb.br/handle/10482/13148| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_AliaMariaBarriosGonzalez.pdf | 5,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental? : desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas | 
| Autor(es): | Barrios González, Alia Maria | 
| Orientador(es): | Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu | 
| Assunto: | Ensino fundamental Psicologia educacional Psicologia do desenvolvimento Educação Socialização | 
| Data de publicação: | 20-mai-2013 | 
| Data de defesa: | 4-fev-2013 | 
| Referência: | BARRIOS GONZÁLEZ, Alia Maria. Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental?: desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas. 2013. x, 253 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | Nos últimos anos, o desenvolvimento moral vem se constituindo um campo específico de pesquisa na psicologia do desenvolvimento, com diversos estudos que abrangem o tema por vários ângulos e diferentes perspectivas. Algumas pesquisas se centram no  estudo do papel que a educação tem no desenvolvimento  moral,  outras  no  estudo  das  concepções  que  as  crianças  têm  sobre  questões  e 
conceitos relativos à moralidade: regras morais, virtudes, e noção de justiça, independentemente de suas  próprias  experiências  nos  contextos  socioculturais  em  que  se  desenvolvem.  Sendo  assim,  é 
necessário  ampliar  essas  duas  vertentes,  estudando  as  concepções  e  crenças  morais  a  partir  das quais  as  crianças  analisam  e  ressignificam  suas  próprias  experiências  nos  diferentes  contextos 
socioculturais  e,  especificamente,  no  contexto  escolar.  Estudar  e  compreender  as  concepções  e crenças  morais  a  partir  das  quais  as  crianças  analisam,  avaliam  e  ressignificam  suas  próprias experiências pessoais pode ser fundamental para construir métodos educativos que, de fato, levem 
em conta o processo muitas vezes oculto da canalização cultural, e o papel ativo das crianças na sua própria educação e desenvolvimento moral. A complexidade do fenômeno exige a adoção de uma 
perspectiva que enfatize a interdependência das dimensões psicológicas da cognição, da emoção e da ação intencional na ressignificação do conjunto de crenças e valores sócio-morais, que orientam 
a ação do sujeito no contexto de suas relações. Além disso, exige o estudo do tema no contexto das práticas  socioculturais e a partir  das  narrativas das  próprias  crianças.  Em  função  disso,  o presente 
estudo teve como fundamentação teórico-metodológica a perspectiva sociocultural construtivista, e seu  objetivo principal  foi identificar  e analisar  aspectos  relevantes do  discurso  e argumentação  de 
um  grupo  de  alunos  do  quinto  ano  de  uma  escola  pública  do  Distrito  Federal  e  de  seu  professor, bem como da dinâmica interativa entre eles, relacionados à questão do desenvolvimento moral e de sua promoção no ambiente escolar. A análise microgenética das interações sociais professor-aluno 
e  aluno-aluno,  e  a  análise  da  elaboração  discursiva  das  crianças  e  do  educador  fizeram  parte  da metodologia  qualitativa  utilizada  no  estudo.  Para  identificar  e  analisar  as  concepções  e  crenças morais  das  crianças,  foram  filmadas  e  analisadas  duas  atividades  estruturadas,  planejadas  pelo 
professor,  com  o  objetivo  de  promover  discussões,  entre  as  crianças,  sobre  o  tema  da  pesquisa;  e uma  sessão  de  grupo  focal  onde  as  crianças  foram  solicitadas,  pela  pesquisadora,  a  discutir experiências e situações hipotéticas envolvendo  questões de ordem moral,  significativas para elas. Também  foram  realizadas  duas  entrevistas  com  o  profissional,  para  analisar  sua  elaboração discursiva  sobre  questões  de  natureza  moral.  Observou-se  que  no  contexto  estudado,  prevalece  a 
visão equivocada do desenvolvimento moral como a promoção de um conjunto de regras e normas relacionadas  à  organização  e  à  disciplina,  e  apresentadas  para  as  crianças  de  forma  assimétrica. 
Entretanto,  as  crianças  apresentam  habilidades  concretas  para  analisar  de  forma  abrangente  suas experiências educativas e sócio-morais, mostrando a possibilidade de terem um papel mais ativo no 
seu  próprio  desenvolvimento  moral.  A  partir  das  questões  anteriores,  o  presente  estudo  enfatiza  a 
importância e a necessidade de promover o conhecimento científico, mudar as crenças equivocadas sobre  a  moralidade,  e  melhorar  as  competências  dos  professores  em  relação  às  questões  morais, 
reestruturando o papel da escola em relação ao desenvolvimento moral de seus alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Recently, moral development has become an specific research field within Developmental Psychology, with studies that includes the subjects in diverse angles and perspectives. Some researchers are centered in the roll of education in moral development. Others, in the study of children´s conceptions related to questions about morality such as: moral rules, virtues, notion of justice; independently of their own sociocultural experiences. It is necessary to increase the study of the two conceptions mentioned above and moral beliefs in which children analyze the meaning of their own experiences. Study and comprehend the conceptions and the way children evaluate their personal experiences may be crucial to build educational methods based in their active role in their own moral development. The complexity of the phenomenon demands the adoption of a perspective that emphasizes the interdependence of psychological dimensions of the cognition, emotions and the intentional action of re-evaluate a series of beliefs and social moral values that guide the social relations. Besides that, it is important to study the theme according to the sociocultural practices and narratives of the children. Based on a sociocultural constructivist theoretical and methodological approach, the present study mains at identifying and analyzing relevant aspects of the speech and argumentation of a group of students of the fifth grade of elementary school of a public educational institution in Brasília-Distrito Federal. The microgenetic analysis of the interactions between teacher-student and student-student and the elaboration of the analysis of the discourse of the teacher and the students were part of the qualitative methodology used in this study. In order to identify and analyze the concepts and moral beliefs of the children in these study two structured activities were designed and applied by the teacher to develop discussions between the students about the main theme of the research. A focal group was created and the children answered the researcher about experiences and hypothetical situations about moral issues that were meaningful for them. Also, the teacher was interviewed twice to analyze his discursive elaboration about moral issues. It was able to perceive in this study that a vision of moral concepts prevails as a set of rules and norms related to organization and discipline presented to children asymmetrically. However, children demonstrated social abilities to analyze comprehensively their educational and moral experiences signaling the possibility to have an active role in their own moral learning. This particular study emphasizes the importance and necessity to improve the teacher’s skills about moral and restructure the role of the school related to the moral development of its students. | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | 
| Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.