Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12976
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MarinaMotaSilva.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A mídia brasileira e a "onda Obama" : análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais
Autor(es): Silva, Marina Mota
Orientador(es): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto: Comunicação na política
Eleições
Estados Unidos - política e governo
Data de publicação: 2-Mai-2013
Referência: SILVA, Marina Mota. A mídia brasileira e a "onda Obama": análise da cobertura das eleições americanas de 2008 pelas revistas semanais. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise da cobertura das eleições norte-americanas de 2008 pelas revistas semanais brasileiras – Carta Capital, Época e Veja. O material é dividido em dois períodos. O primeiro engloba os meses de abril, maio e junho de 2008, considerado como o das primárias partidárias. O segundo, o dos meses de setembro, outubro e novembro de 2008, que vai das convenções partidárias até o final do mês em que ocorre o pleito. A sustentação teórica da análise se dá a partir de estudos que relacionam os campos da mídia e da política e, em especial, aqueles que tratam de mídia e eleições. Um dos conceitos abordados é o de enquadramento midiático, também utilizado como ferramenta metodológica para a análise. Esta é uma das variáveis adotadas na pesquisa, que permite identificar os padrões adotados pelas revistas, além de diferenças e semelhanças entre os dois períodos analisados, atendendo os objetivos da pesquisa. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This reports presents an analysis of the brazilian weekly magazines (Carta Capital, Época and Veja) coverage about 2008 american elections. The materail was divided into two period. The first one envolves the months April, May and June, considered as the period of the primaries. And the second the months September, Octuber and November, since the Parties Conventions until the end of the month qhen the elections happens. The theoretical contributions that gives suport for this project are the ones that related media and polytical fields and, specially, those that conects media and elections. One important concept is media framing, used as well as a method tool. This is a variable of the research, that helps to detect the ways wich magazine does the coverage and the differences and resemblances among the two periods, which are the the research goals.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2010.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IPOL - Mestrado em Ciência Política (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.