Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1285
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EvasaoCursoViaInternet.pdf340,28 kBAdobe PDFView/Open
Title: Evasão em curso via internet : explorando variáveis explicativas
Authors: Abbad, Gardênia da Silva
Carvalho, Renata Silveira
Zerbini, Thaís
Assunto:: Recurso instrucional via internet
Avaliação de treinamento a distância
Treinamento via internet
Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Issue Date: 2006
Citation: ABBAD, Gardênia; CARVALHO, Renata Silveira; ZERBINI, Thaís. Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 5, n. 2, jan./jun. 2006.
Abstract: Apesar da importância dos cursos a distância como ferramenta de desenvolvimento de competências humanas para o trabalho, há poucas pesquisas que avaliam esses cursos e, em particular, os índices de evasão. O objetivo deste trabalho é identificar variáveis explicativas da evasão em um curso gratuito a distância, via Internet, oferecido em nível nacional. Evasão refere-se à desistência definitiva do aluno em qualquer etapa do curso. As variáveis antecedentes incluíram dados demográficos e de uso dos recursos eletrônicos. Optou-se pela análise de regressão logística pela natureza categórica da variável critério (concluinte versus não concluinte). Os resultados mostram que os alunos não concluintes são aqueles que tendem a não utilizar os recursos eletrônicos de interação (mural de notícias, chats, troca de mensagens eletrônicas). São discutidas as implicações teóricas e metodológicas dos achados, a necessidade de inclusão de variáveis motivacionais, cognitivas e contextuais, bem como suas possíveis interações em modelos multivariados explicativos de evasão.
Abstract: There are few studies on the evaluation of distance courses, especially dropout rates, in spite of their importance as a tool to develop human competences for the work. The purpose of the present paper is to identify variables that explain dropout rates in a free distance course offered through Internet at national level. In this study we consider dropout when the student quits definitely the course at any moment. The antecedent variables included demographic data and the use of electronic resources. We choose the analysis of logistic regression according to the categorical nature of the criterion variable (those who finished versus those who did not finish the course). The results show that students who did not finish the course are those who are not inclined to use the electronic resources of interactivity (notice boards, chats, exchange of electronic messages). The theoretical and methodological implications of the conclusions are discussed, as well as the need to include motivational, cognitive and contextual variables, and their possible interactions, in multivariate models explaining dropout.
Appears in Collections:PPGA - Artigos publicados em periódicos
PST - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1285/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.