Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12779
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_BibliotecaPublicaBrasileira.pdf17,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Biblioteca pública brasileira : desempenho e perspectiva
Autor(es): Suaiden, Emir José
Assunto: Bibliotecas públicas - Brasil
Bibliotecas públicas - gestão
Serviços de informação
Data de publicação: 1980
Editora: Livros Irradiantes S.A./ Instituto Nacional do Livro - Ministerio da Educação e Cultura (INL/MEC)
Referência: SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública brasileira: desempenho e perspectiva. São Paulo: Livros Irradiantes S.A; MEC, 1980, 82 p.
Resumo: As bibliotecas públicas nos países desenvolvidos são as responsáveis, em grande parte, pela formação de hábitos de leitura na com unidade e a principal fonte de estímulo ao desenvolvimento da indústria editorial. No Brasil, muitos foram os esforços despendidos pelas sucessivas administrações brasileiras, a partir de 1808, visando à criação de bibliotecas de diferentes tipos. Na área das bibliotecas públicas, cada vez mais se com prova que esse tipo de prestação de serviços é missão indeclinável do Estado. O livre acesso ao conhecimento registrado é pré-requisito para a formação de com unidades autoconscientes, integradas na cultura de sua nação, ajustadas ao seu tempo e aptas a encontrar o equilíbrio na síntese das ideologias possíveis, que tornam tão variadas as opções de vida na sociedade contemporânea. Visando a um conhecimento dessa situação, não apenas pelo nosso interesse profissional, mas, sobretudo, pelo que as bibliotecas públicas representam para o desenvolvimento da nação, foi escolhido o tem a desta monografia, “Biblioteca Pública Brasileira: desempenho e perspectivas”, que será desenvolvido conforme plano descrito a seguir: A pós as páginas preliminares convencionais, é apresentado o capítulo primeiro, que se refere a uma visão retrospectiva das bibliotecas públicas no Brasil. O segundo capítulo é relativo à metodologia utilizada no presente trabalho. O terceiro capítulo aborda as características gerais das bibliotecas públicas. O quarto capítulo é um a' análise das desigualdades regionais. O quinto capítulo é referente às conclusões. O sexto capítulo é a abordagem de um a política de desenvolvimento para bibliotecas públicas. A seguir, vêm as referências bibliográficas e os anexos.
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12718
Aparece nas coleções:FCI - Livros e capítulos de livros

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons