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Titre: Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos : diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas
Autre(s) titre(s): Research and development of scientific papers : the dialogue between epistemology and methodology formalization
Auteur(s): Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Göttems, Leila Bernarda Donato
Assunto:: Pesquisa
Metodologia científica
Educação
Date de publication: 2011
Editeur: Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).
Référence bibliographique: PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GÖTTEMS, Leila Bernardo Donato. Pesquisa e elaboração de trabalhos científicos: diálogo entre epistemologia e formalizações metodológicas. Gestão & Saúde, Brasília, v. 2, n.1, p. 196-207, 2011. Disponível em: <http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/259>. Acesso em: 03 abr. 2013.
Résumé: A influência da ciência moderna na área da saúde reproduz-se hegemonicamente na formação e prática dos profissionais, traduzindo-se em iniqüidades sociais e requerendo mudanças nos processos formativos. Nesse estudo de revisão teórica sistemática indicam-se reflexões, diretrizes e roteiro que subsidiam a produção crítica de conhecimentos, afinando o diálogo entre a epistemologia e as formalizações metodológicas. Argumenta-se que a pesquisa como crítica de realidades é condição para a formação de sujeitos autônomos, contribuindo para uma formação dialógica na saúde. Objetivou-se refletir sobre a pesquisa como meio para crítica de realidades, produção de sujeitos autônomos e reconstrução das práticas em saúde. Indicam-se orientações para a produção científica na graduação e na pós-graduação. O uso de diretrizes e roteiros para a elaboração de trabalhos científicos, a partir do diálogo entre epistemologia e formalização acadêmica, facilita a compreensão das possibilidades teórica, ética, política e técnica da ciência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The modern science influence in the health field is reproduced mainly at the upbringing and the daily basis of the health professionals, this is translated in the ways of social inequality and requires a change in the upbringing processes. This review study indicates ponderations, directresses and guidelines that allow the critical production of knowledge, tuning the dialogue of epistemology and methodology formalizations. For the upbringing of independent individuals there is an argumentation that researches that criticize reality is a condition for the upbringing, allowing a dialogic formation in the health field. The objectives were to reflect about researches as a way to criticize reality, upbringing of independent individuals and health practice reconstruction; to indicate guidelines for scientific production in graduation and post graduation schools. The use of guidelines and regulations for scientific papers production, in the light of epistemology and academic formalization dialogue, enables the comprehension of theoretical possibilities, ethics, politics and science technique. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
La influencia de la ciencia moderna en el área de salud reproduce hegemónica en formación y la práctica de profesionales, dando lugar a desigualdades sociales y que requieren cambios en los procesos de formación. En este estudio de revisión sistemática de la literatura, de reflexión, la escritura y lineamientos que apoyen la producción crítica del conocimiento, mediante la regulación del diálogo entre la epistemología y el formalismo metodológico. Se argumenta que las realidades de la investigación como es la condición fundamental para la formación de sujetos autónomos, contribuir a un diálogo sobre la educación para la salud. Los objetivos eran direccionar la investigación como medio de situaciones críticas, la producción de individuos autónomos y la reconstrucción de las prácticas de salud - para indicar las directrices científicas para estudiantes de pregrado y postgrado. El uso de directrices y planes de trabajo para la preparación de trabajos científicos del diálogo entre la epistemología y formal facilita académico de la comprensión de las posibilidades teóricas, éticas, políticas y técnicas científicas.
Licença:: Gestão & Saúde - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)) Fonte:http://www.gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/259. Acesso em: 03 abr. 2013.
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