Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12541
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnaliseDesenvolvimentoIdentidade.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma análise do desenvolvimento da identidade do clarinetista brasileiro a partir de pressupostos teóricos de Mário de Andrade
Autor(es): Freire, Ricardo José Dourado
Assunto: Músicos brasileiros
Música - instrução e estudo
Música instrumental
Andrade, Mário de, 1893-1945
Data de publicação: 2003
Editora: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Referência: FREIRE, Ricardo Dourado. Uma análise do desenvolvimento da identidade do clarinetista brasileiro a partir de pressupostos teóricos de Mário de Andrade. Musica Hodie, Goiânia, v. 3, n. 1 e 2, 2003. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/19728>. Acesso em: 18 mar. 2013.
Resumo: A formação da identidade do clarinetista segue paralela aos principais acontecimentos musicais da história da música no Brasil no qual o modelo europeu foi dominante durante os Séc. XIX e XX. No entanto, a valorização do repertório de compositores eruditos brasileiros, a aceitação da música popular como influência musical válida e a liderança musical de clarinetistas que foram importantes como referências estão sendo elementos decisivos no desenvolvimento de uma identidade musical própria.
Licença: Musica Hodie - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial .0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR)). Fonte: http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/139728. Acesso em: 18 mar. 2013.
Aparece nas coleções:MUS - Artigos publicados em periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.