Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12276
Título: A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo : uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação
Título(s) alternativo(s): Solving experimental problem situations in the conceptual field of electromagnetism : an attempt to identify knowledge-in-action
Autor(es): Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
Assunto: Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Problemas, questões, exercícios
Eletromagnetismo
Data de publicação: 2005
Referência: SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo A resolução de situações problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimento em ação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 3, p. 61-72, 2005. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/90/82>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Resumo: Neste estudo analisamos o desempenho de alunos universitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagnetismo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão.Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fato, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que deve ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais utilizados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos campos conceituais em questão. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this paper we analyse the achievement of college students in an introductory experimental physics course in electromagnetism. Such analysis was carried out in the light of Vergnaud’s conceptual fields theory. In order to do this, we prepared problematic situations and instructional materials designed to promote meaningful learning of physics concepts and problem solving in the context of the didactical laboratory in which classes of such a course took place. The evidence gathered in the study suggested that, in fact, the mastering of a conceptual field is a long run activity that must be carried out in cycles or stages, improving the methodology and instructional materials according to students’ progress in such a field of knowledge.
Licença: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.
Aparece nas coleções:IF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ResoluçãoSituaçõesProblema.pdf103,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.