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Title: Pele, cinema e fotografia
Authors: Dobal, Susana
Assunto:: Fotografia
Cinema
Adaptação
Issue Date: 2008
Publisher: Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB)
Citation: DOBAL, Susana M. Pele, cinema e fotografia. Comunicação e Espaço Público, Brasília, DF, ano 11, n. 1/2, 2008. Disponível em: <http://www.fac.unb.br/site/images/stories/Posgraduacao/Revista/Edicoes/2009/20_dobal.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2013.
Abstract: O filme Fur (Pele,2006) faz um retrato imaginário da fotógrafa Diane Arbus baseado em parte em biografia publicada. Ele suscita questões sobre adaptação e criação, visíveis na maneira como o termo pele multiplica-se: o casaco de pele, a pele do amante, a pele dos objetos, da parede, estar na pele do outro. O filme também revela coincidência de processos psicológicos presentes no cinema e na fotografia que, em percurso inverso ao normalmente aceito para uma adaptação, sugerem um retorno às fotos de Diane Arbus para vermos com mais clareza nelas o que antes parecia enigmático. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The film Fur (translated as Skin in Brazil, 2006) makes an imaginary portrait of the photographer Diane Arbus based in part on a published biography. It raises questions related to adaptation and creation, suggested in the way the words skin and fur are multiplied in different meanings: fur coat, the lover’s skin, the skin of the objects, of the wall, to be on the Other’s skin. The film reveals as well the coincidence of psychological processes present both in cinema and photography. In an inverse direction normally associated to adaptations, they lead to a return to Diane Arbus’s pictures in order to see clearly in them what seemed enigmatic before. ______________________________________________________________________________________________________________ RESUMÉ
Le film Fur (traduit comme Peau au Brésil, 2006) fait un portrait imaginaire de la photographe Diane Arbus, basé, en partie, sur une biographie publiée. Il suscite des questions sur l’adaptation et la création suggérées par la façon dont l’idée de peau est utilisée selon différents sens: manteau de fourrure, la peau de l’amant, la peau des objets, du mur, être dans la peau de l’Autre. Le film révèle aussi la coïncidence de procès psychologiques présents dans le cinéma et dans la photographie qui, dans une direction inverse à celle normalement acceptée par une adaptation, suggèrent un retour au photos de Diane Arbus pour qu’on puisse voir plus clairement en elles ce qui, d’abord, semblait être énigmatique.
Licença:: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, transmitir o trabalho e fazer uso comercial, desde que o autor e licenciante seja citado. Não é permitida a adaptação desta.
Appears in Collections:DAP - Artigos publicados em periódicos

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