Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12153
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoHistoricoAmbiental.pdf531,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo históricoambiental do processo de produção e reprodução do espaço urbano em Cuiabá-MT
Outros títulos: A historical and environmental study of the urban space production and reproduction process in Cuiaba, Mato Grosso state
Autor(es): Silva, Geovany Jessé Alexandre da
Romero, Marta Adriana Bustos
Assunto: Espaços urbanos
Impacto ambiental
Planejamento urbano - Cuiabá (MT)
Gestão ambiental
Desenho urbano
Data de publicação: 2008
Editora: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas
Referência: SILVA, Geovany Jessé Alexandre da; ROMERO, Marta Adriana Bustos. Estudo históricoambiental do processo de produção e reprodução do espaço urbano em Cuiabá-MT. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v.15, n.17, 2º sem. 2008. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/1006>. Acesso em: 21 fev. 2013.
Resumo: Este trabalho é resultante de uma pesquisa que avalia a relação entre os processos de produção e reprodução do espaço urbano, considerando a interação entre os fenômenos históricos e ambientais, a partir do entendimento dos aspectos climáticos e geográficos na formação e espacialização da cidade contemporânea, apresentando como estudo de caso a cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. A pesquisa ainda determina ferramentas metodológicas de intervenção urbana na região central e histórica da Prainha, em Cuiabá-MT, ocupada desde o século XVIII. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Abstract: This work is the result of a survey that assesses the relationship between the processes of production and reproduction of urban space, considering the interaction between the historical and environmental phenomena from the understanding of climatic and geographical aspects in training and spatialization of the contemporary city, presenting the case study as the city of Cuiabá, the state capital of Mato Grosso. The research also provides tools for urban intervention in the central region and history of Prainha, in Cuiabá, occupied since the eighteenth century.
Informações adicionais: Este trabalho é resultante de uma pesquisa que avalia a relação entre os processos de produção e reprodução do espaço urbano, considerando a interação entre os fenômenos históricos e ambientais, a partir do entendimento dos aspectos climáticos e geográficos na formação e espacialização da cidade contemporânea, apresentando como estudo de caso a cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. A pesquisa ainda determina ferramentas metodológicas de intervenção urbana na região central e histórica da Prainha, em Cuiabá-MT, ocupada desde o século XVIII. Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/1006. Acesso em: 21 fev. 2013.
O projeto de intervenção urbana para a cidade de Cuiabá-MT foi objeto central da dissertação de mestrado defendida no dia 20/11/2007, no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMT, Cuiabá-MT. Sob o título “Parque Linear da Prainha, Cuiabá-MT: uma ruptura de paradigmas na intervenção urbana”, Geovany Jessé Alexandre da Silva (2007) defende os limites e potencialidades transformadoras da vida urbana, economia, sociedade, ritmos, ritos, impactos ambientais, clima urbano etc., tangíveis através de um projeto de reinvenção e reabilitação urbana contemporânea.
Licença: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/1006. Acesso em: 21 fev. 2013.
Aparece nas coleções:TEC - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.