Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12111
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdeologiaVisoesMundo.pdf61,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ideologia, visões de mundo e práticas socioambientais no paisagismo
Autor(es): César, Luíz Pedro de Melo
Cidade, Lúcia Cony Faria
Assunto: Arquitetura paisagística
Política ambiental
Ideologia
Data de publicação: 2003
Editora: Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (SOL/UnB)
Referência: CÉSAR, Luíz Pedro de Melo; CIDADE, Lúcia Cony Faria. Ideologia, visões de mundo e práticas socioambientais no paisagismo. Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 115-136, jan./dez. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/se/v18n1-2/v18n1a06.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.
Resumo: O artigo apresenta o paisagismo como prática socioambiental que expressa valores culturais e subordina-se a condicionantes ecológicos. Essa combinação revela relações entre sociedade e natureza e reflete visões de mundo predominantes. Interpretações sobre a realidade existem desde o início da história humana. Conceitos de ordem, racionalidade e controle impregnam o mundo ocidental, enquanto se manifestam no processo de urbanização e no paisagismo. A discussão estabelece um pano de fundo para a explorar o papel das visões de mundo na busca da cidade ideal e no paisagismo. Argumenta que diferentes modelos de paisagismo valorizam dimensões diferenciadas da realidade. Recentemente, o paisagismo evoluiu ao adotar princípios da ecologia e a compreensão ambiental. Ainda em construção, o paisagismo ambiental expressa muito das contradições da sociedade atual.
Licença: Sociedade e Estado - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)) Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-6992. Acesso em: 18 fev. 2013.
Aparece nas coleções:PRO - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.