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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11927
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Title: Desafios políticos e pedagógicos da educação integral no Distrito Federal entre 2007 e 2011
Authors: Dolabella, Maria Cristina Hermeto
Orientador(es):: Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto:: Educação integral
Escolas - organização e administração
Gestão educacional
Educação - Brasil
Issue Date: 21-Jan-2013
Citation: DOLABELLA, Maria Cristina Hermeto. Desafios políticos e pedagógicos da educação integral no Distrito Federal entre 2007 e 2011. 2012. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: Pelas iniciativas distritais e federais, a educação integral é um valor e uma prática pedagógica desejada para o futuro dos brasileiros. Contudo, a sustentação das diferentes iniciativas no Brasil e no Distrito Federal possui obstáculos de ordem política, pedagógica e estratégica. O objetivo desta pesquisa é investigar os desafios e as possibilidades encontradas no Distrito Federal no programa de educação integral na educação básica. Foram entrevistados 14 Coordenadores do Núcleo de Monitoramento Pedagógico das Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O questionário versou sobre a concepção de educação integral, de gestão e o relato da experiência de implantação da educação integral em 2007 e o seu desenvolvimento até 2011. As respostas foram analisadas conforme o método de Bardin. Os resultados apontam que a concepção de educação integral é caracterizada, principalmente, pela dimensão ampliada do tempo escolar e pela assistência e proteção ao aluno. Na gestão, apesar de se referirem à ampliação do espaço, das oportunidades educativas e da participação de todos os atores, são preponderantes questões ligadas à organização administrativa e à burocracia. Pelos relatos da experiência, a implantação da educação integral no Distrito Federal tem sido particularmente desafiadora nos quesitos constituição de espaço físico adequado e de recursos humanos especializados. Entretanto, depreendemos da análise do questionário, outras limitações como a concepção de educação integral para além da ampliação da jornada escolar, a estruturação organizacional da SEEDF, de modo integrado e participativo, a integração da escola como espaço público, político e pedagógico. Pesquisas futuras poderão investigar formas de integração curricular, a dinâmica e a interação dos diversos setores do governo em prol da educação, além da constituição de novos espaços educativos em torno da escola. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Integral education is a value and a practice teaching required for the Brazilian future due to the federal and district initiatives of government. However, in Brazil and the Federal District, to support of the various initiatives have challenges and political, strategic and pedagogical problems. The objective of this research is to investigate the challenges and opportunities found in the Federal District in integral education program in basic education. We interviewed 14 coordinators of the Center for Monitoring Educational Regional Boards of Education of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). The questionnaire dealt with the concept of integral education, management and reporting on the experience of implementing the integral education in 2007 and its development until 2011. The responses were analyzed according to the Bardin method. The results show that the design of integral education is characterized mainly by enlarged dimension of school time and for the assistance and protection to the student. In management, despite the subjects referring to the space expansion, educational opportunities and participation of all, we highlight issues and administrative bureaucracy. Reports from experience, the implementation of integral education in the Federal District has been particularly challenging in the categories constitution of adequate physical space and human resources specialist. However, inferred from the analysis of the questionnaire as overcoming other limitations of the education concept as integral exclusively expanding the school day, the SEEDF organizational structure integrated and participatory, integrating the curriculum of the school as a public political and pedagogical spaces. Future research could investigate ways to integrate curriculum, dynamics and interplay of the various sectors of the government for education, and the creation of new educational spaces around the school.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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