Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11620
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_LauraKarolinydaSilvaNogueira.pdf944,39 kBAdobe PDFView/Open
Title: Desenvolvimento rural e recampesinização : o caso do leite a pasto da Coopervap
Authors: Nogueira, Laura Karoliny da Silva
Orientador(es):: Balestro, Moisés Villamil
Assunto:: Desenvolvimento rural
Leite - produção
Cooperativas agrícolas
Issue Date: 14-Nov-2012
Citation: NOGUEIRA, Laura Karoliny da Silva. Desenvolvimento rural e recampesinização: o caso do leite a pasto da Coopervap. 2012. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: Esta dissertação se refere ao estudo dos novos conceitos, praticas e tendências que permeiam o debate do desenvolvimento rural e dos processos de recampesinização. Ela apresenta um estudo de uma cooperativa em Paracatu (MG) que buscou viabilizar a produção de leite dos seus pequenos produtores com métodos alternativos aos utilizados pela produção convencional. Assim, ao reestruturar os sistemas de produção dos seus associados a favor de uma base agroecologica, a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda. (Coopervap) floresceu o processo de recampesinização evidenciado em varias partes do mundo, isto e, a reversão ao emprego do capital ecológico e a autorregulação da base de recursos promovida pelo uso e pelo desenvolvimento de inovações endógenas, enfatizando, sobretudo, a autonomia do agricultor em detrimento das ordens dos mercados capitalistas e das sociedades globalizadas. Em Paracatu, a redução da dependência dos recursos exógenos e a apropriação dos processos produtivos, assim como a expansão do poder decisório para elaboração das estratégias de produção, foram verificadas com a produção de leite a base de pasto, a qual tem nos seus principais insumos (sol, pasto e água) as ferramentas para uma produção com custos mínimos e sem contaminação ambiental. O Projeto Leite a Pasto, portanto, possibilitou aos produtores da Coopervap outras praticas, sobretudo no que trata sobre a gestão da produção e a preservação ambiental. Os resultados dessa investigação mostram que um sistema de produção alinhado com elementos de uma estratégia de recampesinização foram consistentes com a inclusão de pequenos produtores de leite inviáveis no sistema de produção convencional. Foi possível constatar uma maior autonomia, mais renda e bem-estar, com maior saúde para o trabalhador e para o animal. Trata-se de uma estratégia de desenvolvimento rural que poderia ser replicada em outras cooperativas de leite. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Esta dissertação se refere ao estudo dos novos conceitos, praticas e tendências que permeiam o debate do desenvolvimento rural e dos processos de recampesinização. Ela apresenta um estudo de uma cooperativa em Paracatu (MG) que buscou viabilizar a produção de leite dos seus pequenos produtores com métodos alternativos aos utilizados pela produção convencional. Assim, ao reestruturar os sistemas de produção dos seus associados a favor de uma base agroecologica, a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda. (Coopervap) floresceu o processo de recampesinização evidenciado em varias partes do mundo, isto e, a reversão ao emprego do capital ecológico e a autorregulação da base de recursos promovida pelo uso e pelo desenvolvimento de inovações endógenas, enfatizando, sobretudo, a autonomia do agricultor em detrimento das ordens dos mercados capitalistas e das sociedades globalizadas. Em Paracatu, a redução da dependência dos recursos exógenos e a apropriação dos processos produtivos, assim como a expansão do poder decisório para elaboração das estratégias de produção, foram verificadas com a produção de leite a base de pasto, a qual tem nos seus principais insumos (sol, pasto e água) as ferramentas para uma produção com custos mínimos e sem contaminação ambiental. O Projeto Leite a Pasto, portanto, possibilitou aos produtores da Coopervap outras praticas, sobretudo no que trata sobre a gestão da produção e a preservação ambiental. Os resultados dessa investigação mostram que um sistema de produção alinhado com elementos de uma estratégia de recampesinização foram consistentes com a inclusão de pequenos produtores de leite inviáveis no sistema de produção convencional. Foi possível constatar uma maior autonomia, mais renda e bem-estar, com maior saúde para o trabalhador e para o animal. Trata-se de uma estratégia de desenvolvimento rural que poderia ser replicada em outras cooperativas de leite.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2012.
Appears in Collections:FAV - Mestrado em Agronegócios (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/11620/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.