Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1161
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_2008_FabricioSantosBarbacena.pdf241,18 kBAdobe PDFView/Open
Title: O tema das sete idades do mundo no pensamento de Agostinho de Hipona sobre o sentido da História
Authors: Barbacena, Fabrício Santos
Orientador(es):: Dobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Álvarez
Assunto:: Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430
Escritura cristã
Sete idades agostinianas
Teoria septenária
Issue Date: 3-Apr-2008
Citation: BARBACENA, Fabrício Santos. O tema das sete idades do mundo no pensamento de Agostinho de Hipona sobre o sentido da História. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: O tema das sete idades do mundo em Agostinho será desenvolvido nesta dissertação da seguinte forma: Primeiramente, tratar-se-á da importância da polêmica antimaniquéia para a formação da crença de Agostinho de que a história se desenvolve em seis idades históricas e uma supra-histórica e eterna, comparáveis ao seis dias da criação e ao sétimo dia de descanso de Deus, respectivamente (cap.1). Em seguida, o modo como Agostinho argumenta que sua seqüência de sete idades está baseada nas Escrituras Cristas (em especial no livro do Gn, mas não só) será analisado, bem como a possibilidade de que ele tenha sofrido influências de alguns dos padres da Igreja nas suasinterpretações das Escrituras sobre a divisão septenária da história (cap.2). Após essa etapa, serão estudadas algumas das tradições intelectuais difundidas no mundo mediterrâneo que foram de grande relevância para a formação das sete idades agostinianas, em especial o tema das idades do homem, da simbologia dos números e da própria crença, quase geral, de que o processo histórico poderia ser dividido em eras (cap.3). Por fim, a última etapa da pesquisa será fazer a análise das variações sofridas pela teoria septenária das idades na fase milenarista vivida por Agostinho na década de 390 (cap.4).
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, 2008.
Appears in Collections:HIS - Mestrado em História (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1161/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.