Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicacoesTendenciasUso25fev13.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
Autor(es): Alfinito, Solange
Paschoal, Tatiane
Maduro-Abreu, Alexandre
Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro
Assunto: Tecnologia da informação
Ensino presencial superior - Brasil
Data de publicação: 2012
Editora: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Referência: ALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>.
Resumo: Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.
Informações adicionais: Conteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169.
Aparece nas coleções:ADM - Livros e capítulos de livros

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons