Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11590
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlvaroMauricioMouraPazRibeiro.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Produção cultural infantil : práticas corporais sob a ótica de crianças
Autor(es): Ribeiro, Álvaro Maurício Moura Paz
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Educação física - crianças
Crianças - imagem corporal
Educação
Expressão - vídeo digital
Data de publicação: 8-Nov-2012
Referência: RIBEIRO, Álvaro Maurício Moura Paz. Produção cultural infantil: práticas corporais sob a ótica de crianças. 2012. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho de pesquisa é constituinte do processo da investigação acerca da produção cultural infantil nas diferentes tecnologias de expressão e comunicação. Tem como objetivo geral analisar a produção cultural de crianças, especificamente em vídeo digital, em ambiente escolar, considerando seu papel em um projeto de mídia-educação articulado à educação do corpo. Justifica-se em uma concepção de infância que se caracteriza no deixar de considerar as crianças como seres humanos pequenos, frágeis e tímidos porque vivem a experiência do tempo em sua humanização. Fez-se escolha por elementos da epistemologia qualitativa, sistematizada por González Rey (2005) para estabelecer relações entre as concepções teóricas evidenciadas e suas implicações metodológicas no processo de concretização desta pesquisa. A opção de realização do estudo na Escola Parque se deu pautada na condição inicial desta ocupar lugar privilegiado na educação do corpo das crianças integradas ao sistema de ensino do Distrito Federal. A pesquisa desenvolveu-se a partir de um projeto pedagógico na disciplina de Teatro/Oficina de vídeo. O grupo escolhido para a participação na pesquisa foi uma turma da 4ª Série de Ensino Fundamental, composta de 11 crianças. Utilizamos como instrumento de pesquisa a observação participante e a produção audiovisual em vídeo digital por parte das crianças, proposta no sentido de provocar a produção de sentidos nos participantes da pesquisa. Em análise, os três produtos colhidos em vídeo foram arranjados de maneira diferenciada, segundo relação das diversas mediações pedagógicas estabelecidas nos diferentes ambientes escolares – aula e recreio. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is constitutive of a process of research about children's cultural production in the different technologies of communication and expression. It aims to analyze the cultural production of children, specifically in digital video in the school setting, considering their role in a project of media literacy articulated to the body education. It is justified by a conception of childhood that is characterized in no longer consider the children as little humans, fragile and timid because they live the time experience in their humanization. There was choose elements of qualitative epistemology, systematized by Gonzalez Rey (2005) to establish relationships between theoretical concepts and their methodological implications highlighted in the process of development of this research. The option to conduct the study in the Park School occurred based on the condition of this occupy a privileged place in the body education of children integrated into the Federal District's education system. The research was developed from an educational project in the discipline of Theatre / Video Workshop. The group chosen to participate in the study consisted of one class of 4th Grade elementary schools, composed of 11 children. Was used as instrument of research the participant observation and audiovisual production in digital video by children, proposal to cause production of senses in the research participants. In analysis, the three products taken on video were arranged differently, under relation of the diverse pedagogical mediations established in different school settings - classroom and leisure.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2012.
Aparece nas coleções:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.