http://repositorio.unb.br/handle/10482/1154
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DISSERTACAO_2008_FabioCrispimDeOliveira.pdf | 464,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Espaços excludentes, corpos excluídos : a narrativa cinematográfica de Lars von Trier |
Autor(es): | Oliveira, Fábio Crispim de |
Orientador(es): | Müller Júnior, Adalberto |
Assunto: | Lars von Trier Cinema Representação cinematográfica Narrativa Intermidialidade Gênero |
Data de publicação: | 2008 |
Data de defesa: | 2008 |
Referência: | OLIVEIRA, Fábio Crispim de. Espaços excludentes, corpos excluídos: a narrativa cinematográfica de Lars von Trier. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumo: | A deflagração de discursos que permeiam as interações sociais é um tema recorrentemente abordado por Lars von Trier. Em especial, investigo como os espaços
fílmicos construídos pelo diretor dinamarquês são engendrados para se criar uma
atmosfera de embate ideológico e estético. A separação entre o “interno” e o “externo”,
o que “pertence” e o que “não pertence” é a tônica que sustenta os filmes analisados. As
personagens principais são todas femininas e essa escolha do diretor acaba por
demonstrar como os papéis sociais se constroem em meio a uma sociedade permeada por valores historicamente naturalizados, dando a ver, por meio do cinema e de sua relação com outras mídias, vários combates identitários inerentes ao mundo contemporâneo.
_________________________________________________________________________________________ ABSTRACT To make visible the discourses that permeate social interactions is a recurrent theme on Lars von Trier´s films. Locatedly, I investigate how filmic spaces are constructed by the Danish director in order to create an environment of aesthetical and ideological combat. The segregation between “insiders” and “outsiders”, the ones that are “emplaced” or “displaced” is a central issue in the films. The main characters are all female and this director´s choice ends up showing how social roles are built on a society made by historically and naturalized values, making visible, through cinema and its relation to other media, identity combats which are inherent to the world nowadays. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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