Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11501
Título: Palácio Itamaraty em Brasília : análise de adequação às normas brasileiras sobre acessibilidade e propostas de melhoria, respeitando a autenticidade
Autor(es): Máximo, Marco Aurélio da Silva
Ferreira, Oscar Luís
Assunto: Brasília (DF) - arquitetura moderna
Planejamento urbano - Brasília (DF)
Edifícios públicos - Brasília (DF)
Normas técnicas - acessibilidade
Patrimônio histórico - Brasília (DF)
Data de publicação: 2012
Referência: MÁXIMO, M. A. da S.; FERREIRA, O. L. Palácio Itamaraty em Brasília: análise de adequação às normas brasileiras sobre acessibilidade e propostas de melhoria, respeitando a autenticidade. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL - PLURIS 2012: REABILITAR O URBANO, 5., 2012, Brasília. Anais... Brasília: UnB; UFSCAR; USP; UMINHO, 2012. [12] f., il.
Resumo: Brasília é a única cidade construída no século XX considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade pelo reconhecimento mundial do seu Plano Urbanístico como exemplar ímpar do urbanismo modernista caracterizado pelo racionalismo e funcionalismo. O Decreto Federal nº 5.296/2004 consolidou a legislação brasileira de acessibilidade e tornou obrigatória a norma brasileira NBR-9050/2004. O país está em processo de adaptação e o respeito à legislação envolve adaptações do patrimônio arquitetônico, tanto “histórico” como contemporâneo. O processo de adaptação deve garantir a acessibilidade e a preservação do bem. Este artigo apresenta uma análise, com uso da ferramenta “Matriz de Autenticidade e Acessibilidade”, do Palácio Itamaraty – referência integrada da arquitetura moderna, inserido no conjunto urbanístico tombado - onde foi possível obter informações para melhoria das condições de acessibilidade, respeitando sua autenticidade.
Aparece nas coleções:THAU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_Palacio_Itamaraty_Brasilia.pdf356,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons