Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1086
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_2008_DoriAlvesJunior.pdf381,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A relação mídia-esporte : um estudo das mensagens esportivas na televisão e seus efeitos na prática da educação física escolar, na percepção do professor
Autor(es): Alves Júnior, Dori
Orientador(es): Azevedo, Aldo Antonio de
Assunto: Educação física
Esportes
Televisão
Pedagogia
Data de publicação: 16-Dez-2008
Referência: ALVES JÚNIOR, Dori. A relação mídia–esporte: um estudo das mensagens esportivas na televisão e seus efeitos na prática da educação física escolar, na percepção do professor. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar no discurso de professores de Educação Física que atuam em escolas públicas do DF, referências e comentários acerca de mensagens esportivas veiculadas pela televisão, que possibilitem sua inserção em aulas de Educação Física. O referencial teórico de base envolve estudos sobre a mídia, o esporte e a Educação Física na escola, com o objetivo de focal izar e relacionar esses fenômenos no campo científico. A partir de uma investigação com a utilização da técnica de pesquisa dos Grupos Focais, foram coletadas informações de professores de Educação Física de escolas públicas do Distrito Federal , que também são alunos do Curso de Especialização em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasíl ia – UnB. Os resultados da pesquisa demonstram que alguns professores já inseriram o estudo reflexivo da mídia em sua prática cotidiana na escola, mas de forma ainda pontual e não sistematizada. Apontam, também, a existência de contradições e possibilidades pedagógicas nas mensagens esportivas da televisão. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study has for objective to analyze in the discourse of Physical Education teachers who work in publ ic schools of the DF, references and commentary on sports broadcast messages on TV, which enable thei r integration into classes of Physical Education. The theoretical referential of base involves studies about the media, the sport and physical education on the school, for objective to focalize and to relate those phenomenon in the scientific field. Starting from an investigation with the use of the research technique of the Focal Groups, physical education teachers of the public schools from Distrito Federal information were collected, that are also students of the Course of Specialization in Physical Education School, in Physical Education Universi ty, of the University of Brasília–UnB. The resul ts of the research demonstrate that some teachers already inserted the reflexive study of the media in your daily practice in the school ; but, still , in way punctual and not systematized. They point, too, the existence of contradictions and pedagogic possibilities in the sporting messages of television.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2008.
Aparece nas coleções:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.