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Título: Museus de ciência : uma ferramenta de construção ou em construção?
Autor(es): Bensusan, Nurit Rachel
Orientador(es): Zimmermann, Erika
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Ciência e tecnologia
Diversidade biológica
Biotecnologia
Data de publicação: 21-Jun-2012
Referência: BENSUSAN, Nurit Rachel. Museus de ciência: uma ferramenta de construção ou em construção? 2012. 241 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com o crescente papel da ciência e da tecnologia em nossa vida, surge cada vez mais um questionamento sobre como se dão e quem são os atores envolvidos nos processos de tomada de decisão sobre essa agenda. Diversas iniciativas no sentido de democratizar esses processos vem sendo desenvolvidas, incluindo, muitas vezes, propostas de formar o público para que ele possa se engajar. Para entender a importância do tema, foi realizada um exame do desenvolvimento de questões como a conservação da biodiversidade e a biotecnologia, mostrando seu potencial de reconfigurar nosso futuro. Analisou-se também as tendências da popularização da ciência e particularmente as iniciativas de formação e de engajamento do público em questões de ciência e tecnologia. Os museus de ciência emergem como instituições fundamentais para desempenhar esse papel e capitanear esse tipo de iniciativas. Um conjunto de entrevistas com gestores de museus de ciência brasileiros analisou as tendências no país no que concerne o papel dessas instituições e discutiu as possibilidades de realizar atividades com a finalidade de ajudar a formar o público para a participação nos processos de tomada de decisão em ciência e tecnologia no Brasil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
With the increasing role of science and technology in our lives, questions about how and who are the ones involved in the decision making processes related to this agenda are arising. Many initiatives connected to the democratizing of these processes have being developed, including frequently, proposals of forming the public aiming at his engagement. An analysis of the development of issues as biodiversity conservation and biotechnology was held to highlight their potential in reshaping our future. Science popularization trends were also examined, particularly the public engagement initiatives in science and technology issues. Science museums emerged as fundamental institutions to play this role. A set of interviews with Brazilian science museums managers provided an analysis of the tendencies in the country concerning the role of these institutions and a discussion on the possibilities of promoting activities with the goal of helping to form the public to foster his participation in decision making processes related to science and technology.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2012.
Aparece nas coleções:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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