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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10746
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Title: Blogs e outras redes sociais no ensino de biologia : o aluno como produtor e divulgador
Authors: Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
Orientador(es):: Garcia, Lenise Aparecida Martins
Assunto:: Biologia - estudo e ensino
Blogs
Redes de relações sociais
Issue Date: 19-Jun-2012
Citation: NASCIMENTO, Lucy Mirian Campos Tavares. Blogs e outras redes sociais no ensino de biologia: o aluno como produtor e divulgador. 2012. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino e Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: Os avanços tecnológicos provocaram mudanças profundas em todos os setores de nossa sociedade, influenciando a forma como nos comunicamos, relacionamos e aprendemos. Viver nessa sociedade digital exige que o indivíduo desenvolva habilidades que garantam o seu contínuo aprender, sabendo buscar e compartilhar adequadamente a informação, compreendendo, discutindo e aplicando os avanços científicos e tecnológicos de forma consciente em prol da comunidade. Os educadores são chamados a traçar estratégias pedagógicas que envolvam os jovens no processo de letramento das áreas científicas, um dos pilares da formação do cidadão para a sociedade da informação. Nesse sentido questionamos se as Novas Tecnologias da Informação, Comunicação e Expressão (NTICE) oferecem potencial pedagógico para o letramento científico dos alunos. No intuito de melhor compreender esse arcabouço, realizamos um estudo de caso envolvendo o uso das redes sociais, mais especificamente os blogs, no Ensino de Biologia. O estudo envolveu dois grupos de alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília: um grupo de voluntários, responsáveis por produzir e divulgar um blog de Biologia e o outro, formado pelos alunos de 4 turmas da mesma série e da mesma escola, nas quais o blog foi divulgado, e que responderam aos questionários dessa pesquisa. Optamos por uma investigação quanti-qualitativa, coletando os dados por meio de questionários e de uma adaptação da técnica de grupo focal, na qual os dados foram considerados por meio da análise de conteúdo, sumário etnográfico e análise estatística. Os alunos dos dois grupos consideraram que a interação nas redes sociais favoreceu sua aprendizagem em Biologia, colaborando, portanto, para sua alfabetização científica, princípio básico para se alcançar o letramento científico. Percebemos que a inserção das NTICE no ensino de Biologia, tendo o aluno como protagonista apresentou resultados animadores, sendo ainda necessário um estudo mais profundo sobre o comportamento dos jovens nas redes sociais, de forma a se valer dessa dinâmica no ensino. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Technological advances have brought about profound changes in all sectors of our society, influencing the way we communicate, relate and learn. Living in this digital society requires an individual to develop skills to ensure their continued learning, seek knowledge and share information appropriately, understanding, discussing and applying scientific and technological advances in a conscious way for the community. Educators are asked to outline teaching strategies that involve young people in the process of science literacy, a cornerstone of education for the citizens to the information society. In this sense we question whether the New Technologies of Information, Communication and Expression (NTICE) offer the potential for teaching scientific literacy of students. In order to better understand this framework, we conducted a case study involving the use of social networks, blogs more specifically, in the Teaching of Biology. The study involved two groups of students of 2nd year of high school at the Military College of Brasilia: a group of volunteers responsible for producing and disseminating a blog of biology and the other formed by students from four classes of the same series and the same school in which the blog was published, and who answered the questionnaire of this research. We chose a quantitative and qualitative research, collecting data through questionnaires and an adjustment of the focus group technique, in which the data were considered by means of content analysis, ethnographic and statistical summary. Students from both groups reported that the interaction in social networks favored their learning in biology, contributing though to their scientific literacy, basic principle for achieving scientific literacy. We realize that the inclusion of NTICE in teaching biology, and the student as a protagonist presented encouraging results are still needed further study on the behavior of young people in social networks in order to take advantage of this dynamic teaching.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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