Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10475
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_JardimDentroMaquina.PDF1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O jardim dentro da máquina : breve história ambiental da floresta da Tijuca
Autor(es): Drummond, José Augusto Leitão
Data de publicação: 1998
Editora: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC/FGV
Referência: DRUMMOND, José Augusto. O jardim dentro da máquina: breve história ambiental da floresta da Tijuca. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1998. Disponível em:<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2167>. Acesso em: 10 maio. 2012.
Resumo: Localizada dentro dos limites da cidades do Rio de Janeiro, a Floresta da Tijuca é o produto de um programa de reflorestamento bem sucedido, aplicado às encostas da montanha cuja vegetação original havia sido destruída pelo cultivo do café no início do século XIX. De 1862 a 1887, Manoel Gomes Archer e Gastão de Escragnolle organizaram a plantação de 95 mil árvores de dezenas de espécies, a maior parte nativas, com o propósito de restabelecer o fluxo dos rios que forneciam água potável à capital. A sobrevivência da Floresta sob condições de grande pressão urbana foi em grande parte garantida pela maneira artesanal, original e pioneira como foi re-arborizada.
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta (BY- NC- ND).
Aparece nas coleções:CDS - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons