Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10436
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DireitosNaturezaSociedade.PDF3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os direitos da natureza numa sociedade relacional : reflexões sobre uma nova ética ambiental
Autor(es): Barbosa, Livia Nees de Holanda
Drummond, José Augusto Leitão
Assunto: Natureza - direitos
Ética ambiental
Data de publicação: 1994
Editora: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC/FGV
Referência: BARBOSA, Livia Nees de Holanda; DRUMMOND, José Augusto. Os direitos da natureza numa sociedade relacional: reflexões sobre uma nova ética ambiental. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 265-289, 1994. Disponível em:<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1987>. Acesso em: 10 maio. 2012.
Resumo: Uma das tendências mais recentes no movimento ecológico, o biocentrismo, propõe que os direitos naturais deveriam ser estendidos a todos os elementos da natureza, e que uma postura ética radical deveria ser tomada antes que todos os seres humanos, e mesmo seres inanimados, modifiquem completamente a relação entre a humanidade e a natureza. Roderick Nash analisa o biocentrismo em seu livro "Os direitos da natureza", e o interpreta como uma conseqüência do liberalismo. Considerando sua continuidade com a tradição anglo-saxônica, não seria nem mesmo uma tendência revolucionária. O artigo contém uma discussão crítica das teses do biocentrismo, bem como de suas implicações para uma sociedade com pouca ou nenhuma tradição liberal, sociologicamente definida como "relacional".
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta (BY-NC-ND).
Aparece nas coleções:CDS - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons