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Título: Práticas colaborativas na escola : coaching e mentoring na (trans)formação do professor de línguas
Autor(es): Nogueira, Margarete de Oliveira Santos
Orientador(es): Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Prática de ensino
Professores - formação
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: NOGUEIRA, Margarete de Oliveira Santos Práticas colaborativas na escola : coaching e mentoring na (trans) formação do professor de línguas. 2011. xvi, 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de investigar a prática de duas ações colaborativas, o coaching e o mentoring, em uma escola de língua inglesa, e a contribuição dessas práticas na formação do professor de língua estrangeira. O coaching e o mentoring têm sido usados na educação com professores em todos os estágios de suas carreiras. Com professores noviços ou recém-contratados, essas abordagens são formas de acolhê-los, pois envolve a presença de profissionais mais experientes ou não compartilhando com eles seus conhecimentos e habilidades. A pesquisa relatada nesta dissertação apoia-se teoricamente em autores (BAILEY, CURTIS e NUNAN, 2001; BARKLEY, 2005; KNIGHT, 2007, 2009, 2011; PORTNER, 2008) que discorrem sobre o coaching e o mentoring no âmbito da educação e do ensino e aprendizagem de línguas e sua relação com a formação continuada do professor. Este estudo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa (DENZIN e LINCOLN, 2006) com fundamentos metodológicos do estudo de caso descritivo-interpretativista (STAKE, 1994; DUFF. 2008). As participantes da pesquisa são uma coach/mentor e uma professora recém-contratada (coachee/mentee) pela instituição. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram gravações em áudio, observações registradas em notas de campo, entrevistas semiestruturadas e questionários. Adotando uma abordagem interpretativista, pude responder às perguntas de pesquisa retratando as expectativas, o processo e as implicações do coaching/mentoring na formação do professor. Este estudo também tem o objetivo de oferecer contribuições para a ampliação da pesquisa relacionada às práticas colaborativas no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study is aimed at the investigation of two collaborative approaches in a language school, coaching and mentoring, and their contribution to teacher professional development. Coaching and mentoring have been used in education with teachers at all stages of their careers. These approaches are also ways of supporting novice and new to the program teachers, who are given the opportunity to work with more experienced teachers, who share with them their knowledge and skills. The research presented in this dissertation is theoretically supported by scholars (BAILEY, CURTIS & NUNAN, 2001; BARKLEY, 2005; KNIGHT, 2007, 2009, 2011; PORTNER, 2008) who verse on coaching and mentoring in the fields of education and language learning/teaching and their influence on teacher continuing professional development. This study is classified as a qualitative research (DENZIN & LINCOLN, 2006) and with methodological foundations of descriptive-interpretative case study (STAKE, 1994; DUFF. 2008). The participants of this research are a coach/mentor and her coachee/mentee, a teacher new to the school. The instruments used for data gathering were audio recordings, field observation notes, semi-structured interviews and questionnaires. By adopting an interpretative approach when analyzing the data, it was possible for me to answer the questions raised in this research regarding the expectations, the process and the implications of the coaching and the mentoring approaches on teacher development. This research is also aimed to contribute to the expansion of further studies related to collaborative professional learning cultures in the field of language teaching.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2011.
Aparece nas coleções:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

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