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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10114
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Title: O caminho de Raniere : a jornada de aprendizagem de um peregrino online
Authors: Santos Junior, Elysio Soares
Orientador(es):: Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto:: Língua inglesa - estudo e ensino - recursos audiovisuais
Tecnologia educacional
Aprendizagem - língua inglesa
Issue Date: 20-Mar-2012
Citation: SANTOS JUNIOR, Elysio Soares. O caminho de Raniere : a jornada de aprendizagem de um peregrino online. 2011. xvi, 190 f., il. Dissertação(Mestrado em Linguistica Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: A pesquisa relatada nesta dissertação, de caráter qualitativo e interpretativista, baseia-se em um estudo de caso sobre a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por meio de um ambiente de aprendizagem a distância (online). Adoto como fundamentação teórica a resenha da literatura sobre autonomia e ensino/aprendizagem a distância com o objetivo principal de analisar os aspectos da aprendizagem autônoma que emergem no processo de aprendizagem de língua estrangeira totalmente online, tendo por objetivos secundários a) avaliar, se por meio do curso de língua estrangeira online, o participante desenvolve ou é estimulado a desenvolver processos autônomos de aprendizagem e b) identificar e analisar as características do aprendente participante do curso online. Para atingir esses objetivos, estabeleço como perguntas norteadoras a) quais são as condições ou estímulos favoráveis aos processos de aprendizagem autônoma no curso de LE online nessa situação de pesquisa? E b) Quais as características do aprendente, participante da pesquisa relatada nesta dissertação, inserido em um curso de LE online? A coleta de dados ocorre mediante uma narrativa de aprendizagem, cinco questionários, sete entrevistas e análise documental do site da Englishtown. Esta quantidade de instrumentos de coleta de dados permite garantir a confiabilidade e validade da pesquisa, descrevendo minuciosamente o caso. Por fim, concluo que o ambiente online oferece oportunidades para a promoção da autonomia do aprendente, mas em grande parte é ainda dependente de um perfil de aprendente que se adeque a esse ambiente, exigindo dos aprendentes em geral, dentre inúmeras características, que sejam aprendentes ativos, independentes, automotivados, responsáveis por sua própria aprendizagem. No que diz respeito ao participante da pesquisa, percebo que ele reune várias características de um aprendente autônomo, inclusive a paradoxal característica de ter a liberdade de escolha de não exercer seu direito de autonomia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current research reported in this dissertation follows the principles of the qualitative research and it is based on a case study on English as a foreign language online learning course. The theoretical framework encompasses the literature review on autonomy and distance learning/teaching whose main objective is to analyze the autonomous learning aspects that emerge in a 100% online foreign language learning course. The secondary objetives are: a) to evaluate if the participant develops or is stimulated to develop autonomous learning processes through the online foreign language course, and b) to identify and analyze the online course participant’s characteristics. To achieve these objectives, I formulated two questions: a) What are the conditions or stimuli that favor the autonomous learning in an online foreign language course in this research situation? And b) What characteristics does the online foreign language learner enrolled in this online course have? The data collection was carried out through one learning narrative, five questionnaires, seven interviews and the analysis of the Englishtown website. This quantity of data collection tools intended to guarantee the confiability and validity of the research whereas generate data to describe the case in details. The results of this study show that the online learning environment offers great opportunities to foster learner’s autonomy, but it is still dependent upon the participant’s profile; among other characteristics, the learner must be active, independent, self-motivated and responsible for his/her learning. In respect to the participant of this study, it has become evident he has many characteristics of an autonomous leaners, including the paradoxal characteristic of being free to choose not to exert his right to be autonomous.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2011.
Appears in Collections:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

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