Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10112
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_WiliamAlvesBiserra.pdf3,85 MBAdobe PDFView/Open
Title: Santas (im)possíveis : religião e gênero em Michèle Roberts
Authors: Biserra, Wiliam Alves
Orientador(es):: Stevens, Cristina Maria Teixeira
Assunto:: Roberts, Michèle
Escritoras
Mulheres na Bíblia
Feminismo
Mulheres e literatura
Issue Date: 20-Mar-2012
Citation: BISERRA, Wiliam Alves. Santas (im)possíveis: religião e gênero em Michèle Roberts. 2011. x, 331 f., il. Tese(Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: A presente tese procura compreender a marginalização das mulheres no imaginário católico romano e sua exclusão do sacerdócio, por meio da análise de três obras: A Legenda Áurea, do frade dominicano Jacopo Devarazze (séc. XIII d.C.) e os romances The Wild Girl e Impossible Saints da escritora inglesa contemporânea Michèle Roberts. Além disso, serão discutidas obras paralelas que foram importantes para a construção dos romances: o anônimo Evangelho Gnóstico de Maria (c. 230 d.C.) e O Livro da Vida de Santa Teresa d ‘Ávila (Séc. XVI, d.C). A ortodoxia romana não nasceu pronta, precisou se impôr por meio de séculos de luta. Em algum momento nessa longa trajetória, as mulheres foram excluídas da estrutura hierárquica eclesial. Elas haviam sido muito importantes para o estabelecimento do cristianismo, eram pregadoras, missionárias e sacerdotisas. Uma vez estatizado o movimento, porém, foram ideologicamente vilificadas pela ortodoxia e proibidas de exercer o sacerdócio. Michèle Roberts buscou questionar essa injustiça histórica por meio da literatura. Os romances da autora, que foram escolhidos para análise questionam, recontam e desconstroem a tradição cristã. A autora se vale do feminismo e das técnicas ficcionais contemporâneas para subverter a metanarrativa patriarcal que satanizou o corpo e reificou a mulher. O aspecto literário irá juntar-se às questões históricas, políticas, teológicas e psicológicas para perguntar: afinal, as Santas feministas são impossíveis ou não? ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims to understand the marginalization of women in Roman Catholic imaginary and their exclusion from priesthood. Such will be done by means of analyzing three works: The Golden Legend, by dominican friar Jacopo Devarazze (13th century C.E.) and the novels The Wild Girl and Impossible Saints, by contemporary British author Michèle Roberts. Besides, other works that were important for the writing of the novels will also be dicussed, namely: the anonymous Gnostic Gospel of Mary (c. 230 C.E.) and The Book of My Life, by Saint Teresa of Ávila (16th century C.E.). Roman Orthodoxy wasn’t born ready, it had to be developed and imposed through many centuries of struggle. At some point in this long way, women were excluded from church hierarchy. They had been preachers, missionaries and priests, and were very important in establishing Christianity. However, once the movement got official they were ideologically vilified by the Orthodoxy and were forbidden priesthood. MIchèle Roberts tried to question such historical injustice through fiction. Her novels chosen for this thesis analyse, re-tell and deconstruct Christian tradition. The author uses feminism and contemporary narrative methods to subvert the patriarchal metanarrative that devilized the body and reified women. The literary aspect will side with historical, political, theological and psychological questions in order to ask: are feminist Saints impossible or not?
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Pós-Graduação em Literatura, 2011.
Appears in Collections:TEL - Doutorado em Literatura (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/10112/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.