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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10039
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Title: Acreditar é poder? Investigação sobre a relação entre a potência e o desempenho de equipes
Authors: Silva, Rafael Almeida Costa Dutra da
Orientador(es):: Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Assunto:: Trabalho - aspectos psicológicos
Padrões de desempenho
Grupos de trabalho
Issue Date: 5-Mar-2012
Citation: SILVA, Rafael Almeida Costa Dutra da. Acreditar é poder? Investigação sobre a relação entre a potência e o desempenho de equipes. 2011. xii, 145 f., il. Dissertação(Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: As equipes mudaram a forma como as pessoas trabalham e se relacionam dentro das organizações contemporâneas. Em decorrência do papel de destaque que estas unidades vêm ocupando no cotidiano organizacional, tornou-se necessário que pesquisadores da área da psicologia organizacional empreendessem esforços para ampliar o conhecimento sobre os elementos que influenciam o trabalho na equipe e a sua efetividade. A Potência de equipe é uma cognição compartilhada, pertencente ao nível grupal, que vem sendo consistentemente correlacionada com a efetividade e o desempenho das equipes. O presente estudo se propõe a buscar uma maior compreensão da relação direta da Potência com o desempenho da equipe. Para tal lançou mão de duas medidas: uma subjetiva, baseada na percepção dos membros sobre o desempenho da equipe; outra objetiva, baseada em um indicador duro, o desempenho financeiro. Além da relação direta, destina-se a investigar o efeito moderador de outras variáveis sobre esta relação. No modelo preditivo proposto, tais moderadoras são o comprometimento afetivo da equipe e o suporte organizacional, duas variáveis tradicionalmente teorizadas no nível individual que passam por um processo de emersão, tornando-se variáveis do nível meso. Os resultados obtidos reforçam a relação de predição direta da Potência não só sobre o desempenho percebido da equipe, mas também com seu desempenho financeiro, resultado poucas vezes demonstrado na literatura. As hipóteses de moderação, ao serem corroboradas, evidenciaram que o comprometimento afetivo com a equipe quando compartilhado entre os membros, exerce influência significativa sobre a relação entre a Potência e o desempenho financeiro da equipe, neutralizando os efeitos negativos da variável antecedente sobre este tipo de desempenho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Teams changed the way people work and interact with each other inside contemporary organizations. Due to the central role these units have been occupying in organizational daily activities, it became necessary that organizational psychology researchers put effort on broadening knowledge about elements that could influence team work as well as its effectiveness. Team Potency is a shared cognition, from the group level of analysis that has been consistently correlated with team effectiveness and performance. This study intends to attain a greater comprehension of the direct relation between Team Potency and team performance. In order to do that, two measurements of performance will be used: one subjective, based on members´ perception of team performance; the other objective, based on the team financial performance. Aside from the direct relation, its also an objective to investigate the moderator effect of other variables. On the suggested predictive model these moderators are the affective commitment to the team, and organizational support, two constructs originally theorized on the individual level, which go through an emersion process, becoming group level variables. The results reinforced the predictive relation established between Potency and performance for both financial and perceived performance. The moderation hypothesis showed that when affective commitment with the team is shared among its members, it can excerpt a significant influence on the relation between Potency and team financial performance, neutralizing the negative effects that the antecedent variable may have on this particular kind of performance.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.
Appears in Collections:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

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