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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10034
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Title: O papel do consenso estratégico em equipes pedagógicas
Authors: Moreira, Tatiana Farias
Orientador(es):: Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Assunto:: Trabalho - aspectos psicológicos
Grupos de trabalho
Padrões de desempenho
Issue Date: 5-Mar-2012
Citation: MOREIRA, Tatiana Farias. O papel do consenso estratégico em equipes pedagógicas. 2011. xi, 94 f., il. Dissertação(Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Estudos recentes defendem que o trabalho em equipe favorece o compartilhamento de interpretações, denominado cognições compartilhadas, e que estas têm impacto positivo em seu desempenho. O consenso estratégico, uma das formas de cognições compartilhadas, é o grau de concordância dos membros a respeito das estratégias utilizadas pela equipe. Estudos sobre o tema têm evidenciado que, a depender do contexto, o nível ótimo de consenso varia. Esse construto vem sendo estudado, principalmente, entre membros de equipes de alta gestão. Nesse sentido, o presente estudo se diferencia dos demais por investigar não o nível, e sim o conteúdo do consenso, e por considerar não só gestores de equipes, mas também os responsáveis pela operacionalização das estratégias. Uma vez que o trabalho foi realizado em escolas, o conteúdo do consenso se refere à busca por concordância na tomada de decisão e às práticas pedagógicas voltadas para o desempenho integral do aluno. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a relação entre essas variáveis e o desempenho, bem como identificar de que forma a percepção de suporte social no trabalho, em suas dimensões informacional e emocional, impacta na relação entre busca por concordância e práticas pedagógicas e o desempenho. Todas as variáveis foram analisadas em nível grupal e cada escola foi considerada uma equipe. Os dados foram coletados junto a professores e coordenadores pedagógicos de uma rede estadual de ensino durante a realização de uma avaliação discente no estado em questão. A amostra para a análise de confiabilidade das medidas foi composta por 8.924 respondentes de 534 escolas. Para o teste de hipóteses, utilizou-se uma amostra de 424 equipes que apresentaram consenso em todas as variáveis antecedentes do estudo. A busca por concordância não apresentou relação significativa com o desempenho. Por outro lado, as práticas pedagógicas impactaram positivamente nesta variável. Enquanto o suporte emocional não moderou a relação entre as variáveis, o suporte informacional teve impacto na relação entre as práticas pedagógicas e o desempenho: em equipes que afirmam que realizam parcialmente ou não realizam tais práticas, a alta percepção de suporte informacional melhora o desempenho; porém, nas escolas onde se relata que as práticas são realizadas, a alta percepção desta dimensão de suporte reduz o desempenho. Foram discutidas as implicações práticas desses achados em contexto escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Recent studies argue that teamwork fosters sharing of interpretations, called shared cognitions, and that they have a positive impact on their performance. Strategic consensus, one type of shared cognition, is the degree of agreement among the members of a team about the strategies used by them. Studies on the subject have shown that, depending on the context, the optimal level of consensus varies. This construct has been studied mainly among members of top management teams. In this sense, the present study differs from others because of its focus not on the level, but on the content of consensus, and because it considers not only managers of teams, but also those responsible for the execution of the strategies. Since the work was carried out in schools, the content of consensus refers to the search for agreement in the decision-making process and the pedagogical practices aimed at the full performance of the student. In this sense, the main objective of the research was to investigate the relationship between those variables and performance as well as to identify how the perception of social support at work, in its emotional and informational dimensions, impacts on the relationship between the search for agreement and pedagogical practices and performance. All variables were analyzed at the group level and each school was considered a team. Data were collected from teachers and coordinators of a state school system during an educational evaluation in that state. The sample for the forms‘ reliability analysis was composed of 8,924 respondents in 534 schools. For hypothesis testing, a sample of 424 teams that showed consensus on all the antecedent variables of the study was used. The search for agreement did not show significant relationship with performance. On the other hand, there was a positive impact of the pedagogical practices on this variable. While emotional support did not moderate the relationship between the variables, informational support had an impact on the relationship between pedagogical practices and performance: in teams who claim that develop partially or do not develop such practices, high perception of informational support improves performance; on the other hand, in schools where it is reported that the practices are developed, high perception of this dimension of support reduces performance. In this work, the practical implications of these findings in a school context were discussed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2011.
Appears in Collections:PSTO - Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Dissertações)

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